Soluções locais identificadas em mapeamento inédito inovam no apoio à agroecologia e à agricultura familiar, ajudando no combate à fome e à inflação dos preços dos alimentos

Brasília (DF), 9 de Novembro de 2020 – A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) lança hoje o mapa online ‘Municípios Agroecológicos’, que reúne mais de 700 políticas públicas municipais de incentivo à agroecologia, agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional da população brasileira.

O mapa é resultado de levantamento inédito que busca dar visibilidade às soluções encontradas nos municípios onde foram implantadas políticas públicas, ações, programas e legislações que estimulam e promovem a produção e distribuição de alimentos saudáveis, em nível local e regional.

Distribuídas em 520 municípios de todos os estados e biomas, as iniciativas mostram que futuros gestores e legisladores municipais podem realizar ações concretas para promover a segurança alimentar de seus eleitores, reduzindo o impacto da alta dos preços dos alimentos e combatendo a escalada da fome, em nível local. 

Elaborado por 34 pesquisadores de todo o Brasil, entre agosto e outubro, o levantamento ‘Municípios agroecológicos e políticas de futuro’ identificou iniciativas como as de apoio à comercialização, programas de compras públicas e auxílio a grupos produtivos femininos. Políticas criativas, como conversão de resíduos recicláveis em vales para compras em feiras da agricultura familiar, programas de garantia de alimentação a gestantes e população vulnerável também se destacam entre as práticas desenvolvidas nos municípios. 

O mapa permite que as iniciativas sejam filtradas entre os mais de 30 temas e/ou por estado da federação, sendo apresentadas em fichas técnicas com informações como o bioma, a macrorregião, o estado e o município onde cada iniciativa ocorre, além de uma breve descrição da experiência e alguns dados sobre sua execução. Algumas das iniciativas descritas apresentam ainda anexos, contendo fotos e informações mais detalhadas sobre seu histórico e principais resultados.

Agroecologia nas Eleições

O levantamento é parte da campanha ‘Agroecologia nas Eleições’, que também apresentou um documento com 36 propostas, organizadas em 13 campos temáticos, para a criação de políticas públicas de apoio à agricultura familiar e à agroecologia, a  ser entregue a candidaturas a prefeitos e vereadores. No formato de carta-compromisso, o documento é denominado ‘Agroecologia nas Eleições: Propostas de Políticas de Apoio à Agricultura Familiar e à Agroecologia e de Promoção da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional em Nosso Município’

Até agora, mais de 700 candidaturas, de várias correntes ideológicas, já assinaram a carta-compromisso, fortalecendo a presença e transversalidade do tema no pleito deste ano.

Informações para imprensa

Assessoria Articulação Nacional de Agroecologia

Thadeu Melo (11) 98646-4747 [email protected] 

Viviane Brochardt (61) 98178-1911 [email protected] 

3 comentários