Agroecologia nas Eleições

Apresentação

Aqui você encontra informações sobre a campanha de mobilização Agroecologia nas Eleições 2022, uma iniciativa de incidência política nas candidaturas federais e estaduais deste ano. Uma proposta conduzida pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) para dialogar e mostrar que existe sim um caminho possível para a construção e o fortalecimento das políticas públicas de futuro, com valorização da agricultura familiar camponesa, dos povos e comunidades tradicionais e da agroecologia. A campanha de mobilização busca fortalecer a defesa do meio ambiente e da soberania e segurança alimentar e nutricional, valorizando iniciativas da sociedade civil organizada e dando visibilidade às inúmeras experiências que existem em cada canto deste país.

Reparou bem na identidade visual dessa proposta?

Pois é! Ela é muito representativa em vários aspectos. Além das cores de nossas lutas, essa imagem traz diversidade geracional, racial, étnica e de gênero. Reafirma a importância da urna eletrônica como instrumento do direito ao voto e da confiança nas instituições democráticas. Apresenta a alimentação adequada e saudável como um elemento fundamental para pensar o futuro e mostra que a democracia é uma conquista da luta popular e, também por isso, precisamos defendê-la sempre.

A planta brotando no título Agroecologia nas Eleições simboliza um universo inteiro de sonhos que queremos construir, sem perder a referência dos caminhos já trilhados, das lutas e das experiências potentes das trajetórias de nosso povo, que são para nós essa energia da semente que brota da terra.

Democracia e agroecologia para unir campo e cidade

Nós, da Articulação Nacional de Agroecologia, valorizamos e defendemos o processo eleitoral democrático e, por isso, estamos juntas e juntos para pautar as propostas e reivindicações do movimento agroecológico, além de trazer e debater as bandeiras de lutas que acreditamos serem fundamentais para a construção das políticas de futuro.

Agora é a hora! É o momento de promovermos o debate junto às candidaturas com toda diversidade de identidade, potencialidades, cores e lutas de nosso povo!

Nosso voto vale muito e é parte da nossa cidadania! É nosso direito construir e contribuir com a sociedade do jeito que a gente acredita!

Carta-Compromisso

Esta carta é dirigida às candidatas e aos candidatos aos poderes executivo e legislativo federal e estaduais. Ela apresenta as principais demandas referentes ao reconhecimento e ao fortalecimento da agroecologia pelo Estado brasileiro.

Tais demandas estão organizadas em cinco eixos estruturantes e resultam de convergências políticas consolidadas ao longo dos 20 anos de existência da ANA, sob a inspiração de aprendizados e desafios identificados na construção da agroecologia em todo o país. Entendemos que o apoio público, irrestrito e integral a essas propostas é condição inseparável do compromisso das candidaturas com a plena restauração do Estado Democrático de Direito e com a construção de novos valores para a convivência social e ecológica.

O referido compromisso implica também o reconhecimento da função do Estado no fortalecimento das representações e da expressão pública das organizações e movimentos da sociedade civil na construção da agroecologia.

Ao assinar a Carta-Compromisso, a candidata ou o candidato compromete-se a, caso eleita/o, trabalhar em diálogo com a sociedade civil para tornar efetivas as proposições apresentadas no documento.

Após a impressão e a assinatura, é preciso cadastrar o documento na plataforma Agroecologia em Rede (AeR), conforme passo a passo descrito na própria Carta-Compromisso.

Em breve, divulgaremos os levantamentos das políticas públicas, ações e projetos estaduais e federais! 

Jornada de mobilização  

Nossa trajetória será intensa, cheia de desafios diante do cenário que vivemos no país, mas também com muita força e inspiração de nosso povo, nossas histórias, nossas utopias e no caminho que queremos construir! Vamos [email protected]?

Conheça a iniciativa Agroecologia nos Municípios:

Saiba mais sobre sobre a ação de incidência política nas eleições para prefeitas/os e vereadoras/es em 2020:

Acompanhe a ANA nas redes sociais:

Notícias

Quando a agroecologia será pop?

Na última semana, o Plano Safra anunciou R$340,8 bilhões para a agropecuária, 36% a mais que no ano passado, e o maior volume da história. Apesar da perspectiva de crise mundial, o Brasil ainda está entre as maiores economias do mundo e a agropecuária vive dias de glória, com dividendos de suas commodities em alta.…

Leia na íntegra Quando a agroecologia será pop?

Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) lança carta-compromisso na I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), em Natal

A rede nacional apresentará aos pré-candidatos presentes na feira propostas para melhorar o desempenho da agroecologia no país e contribuir para alimentar a população. A carta será entregue por agricultores a Lula, pré-candidato à presidência em primeiro lugar nas pesquisas, em sua visita à Fenafes, nesta quinta-feira, dia 16, entre 14h e 15h.

Leia na íntegra Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) lança carta-compromisso na I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), em Natal

Articulação Nacional de Agroecologia se prepara para lançar a campanha de mobilização ‘Agroecologia nas Eleições 2022’

Iniciativa da ANA tem como objetivos mobilizar candidatas e candidatos aos cargos estaduais e federais nas eleições deste ano, para que apoiem as pautas da agroecologia e assumam compromisso com políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar e de soberania e segurança alimentar e nutricional. Também será elaborado um mapa das políticas públicas estaduais e…

Leia na íntegra Articulação Nacional de Agroecologia se prepara para lançar a campanha de mobilização ‘Agroecologia nas Eleições 2022’

Movimentos cobrarão compromissos agroecológicos dos prefeitos eleitos

Após a posse dos prefeitos (as) eleitos (as) no pleito de 2020, a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) dá início à ação Agroecologia nos Municípios – desdobramento da campanha Agroecologia nas Eleições, que mapeou mais de 700 iniciativas municipais de fortalecimento da agroecologia e recebeu apoio de centenas de candidatas e candidatos aos cargos de…

Leia na íntegra Movimentos cobrarão compromissos agroecológicos dos prefeitos eleitos

Campanha Agroecologia nas Eleições seguirá em janeiro com foco nos municípios

Moedas sociais e vales-feira, gestão de resíduos, apoio a grupos produtivos de mulheres e de jovens, inclusão produtiva por meio do apoio à adequação às normas sanitárias, agricultura urbana e periurbana e alimentação escolar são alguns dos eixos temáticos visibilizados neste processo. Mas esta pesquisa não se encerra nas eleições, como explica Denis Monteiro, da…

Leia na íntegra Campanha Agroecologia nas Eleições seguirá em janeiro com foco nos municípios