Aqui você encontra informações sobre a campanha de mobilização Agroecologia nas Eleições 2022, uma iniciativa de incidência política nas candidaturas federais e estaduais deste ano. Uma proposta conduzida pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) para dialogar e mostrar que existe sim um caminho possível para a construção e o fortalecimento das políticas públicas de futuro, com valorização da agricultura familiar camponesa, dos povos e comunidades tradicionais e da agroecologia. A campanha de mobilização busca fortalecer a defesa do meio ambiente e da soberania e segurança alimentar e nutricional, valorizando iniciativas da sociedade civil organizada e dando visibilidade às inúmeras experiências que existem em cada canto deste país.
Reparou bem na identidade visual dessa proposta?
Pois é! Ela é muito representativa em vários aspectos. Além das cores de nossas lutas, essa imagem traz diversidade geracional, racial, étnica e de gênero. Reafirma a importância da urna eletrônica como instrumento do direito ao voto e da confiança nas instituições democráticas. Apresenta a alimentação adequada e saudável como um elemento fundamental para pensar o futuro e mostra que a democracia é uma conquista da luta popular e, também por isso, precisamos defendê-la sempre.
A planta brotando no título Agroecologia nas Eleições simboliza um universo inteiro de sonhos que queremos construir, sem perder a referência dos caminhos já trilhados, das lutas e das experiências potentes das trajetórias de nosso povo, que são para nós essa energia da semente que brota da terra.
Democracia e agroecologia para unir campo e cidade
Nós, da Articulação Nacional de Agroecologia, valorizamos e defendemos o processo eleitoral democrático e, por isso, estamos juntas e juntos para pautar as propostas e reivindicações do movimento agroecológico, além de trazer e debater as bandeiras de lutas que acreditamos serem fundamentais para a construção das políticas de futuro.
Agora é a hora! É o momento de promovermos o debate junto às candidaturas com toda diversidade de identidade, potencialidades, cores e lutas de nosso povo!
Nosso voto vale muito e é parte da nossa cidadania! É nosso direito construir e contribuir com a sociedade do jeito que a gente acredita!
Carta-Compromisso
Esta carta é dirigida às candidatas e aos candidatos aos poderes executivo e legislativo federal e estaduais. Ela apresenta as principais demandas referentes ao reconhecimento e ao fortalecimento da agroecologia pelo Estado brasileiro. Tais demandas estão organizadas em cinco eixos estruturantes e resultam de convergências políticas consolidadas ao longo dos 20 anos de existência da ANA, sob a inspiração de aprendizados e desafios identificados na construção da agroecologia em todo o país. Entendemos que o apoio público, irrestrito e integral a essas propostas é condição inseparável do compromisso das candidaturas com a plena restauração do Estado Democrático de Direito e com a construção de novos valores para a convivência social e ecológica. O referido compromisso implica também o reconhecimento da função do Estado no fortalecimento das representações e da expressão pública das organizações e movimentos da sociedade civil na construção da agroecologia.
Ao assinar a Carta-Compromisso, a candidata ou o candidato compromete-se a, caso eleita/o, trabalhar em diálogo com a sociedade civil para tornar efetivas as proposições apresentadas no documento.
Após a impressão e a assinatura, é preciso cadastrar o documento na plataforma agroecologia em Rede (AeR), conforme passo a passo descrito na própria Carta-Compromisso.
Em breve, divulgaremos os levantamentos das políticas públicas, ações e projetos estaduais e federais!
Jornada de mobilização
Nossa trajetória será intensa, cheia de desafios diante do cenário que vivemos no país, mas também com muita força e inspiração de nosso povo, nossas histórias, nossas utopias e no caminho que queremos construir! Vamos [email protected]?
Conheça a iniciativa Agroecologia nos Municípios:
Saiba mais sobre sobre a ação de incidência política nas eleições para prefeitas/os e vereadoras/es em 2020:
A rede nacional apresentará aos pré-candidatos presentes na feira propostas para melhorar o desempenho da agroecologia no país e contribuir para alimentar a população. A carta será entregue por agricultores a Lula, pré-candidato à presidência em primeiro lugar nas pesquisas, em sua visita à Fenafes, nesta quinta-feira, dia 16, entre 14h e 15h.
Iniciativa da ANA tem como objetivos mobilizar candidatas e candidatos aos cargos estaduais e federais nas eleições deste ano, para que apoiem as pautas da agroecologia e assumam compromisso com políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar e de soberania e segurança alimentar e nutricional. Também será elaborado um mapa das políticas públicas estaduais e…
Após a posse dos prefeitos (as) eleitos (as) no pleito de 2020, a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) dá início à ação Agroecologia nos Municípios – desdobramento da campanha Agroecologia nas Eleições, que mapeou mais de 700 iniciativas municipais de fortalecimento da agroecologia e recebeu apoio de centenas de candidatas e candidatos aos cargos de…
Moedas sociais e vales-feira, gestão de resíduos, apoio a grupos produtivos de mulheres e de jovens, inclusão produtiva por meio do apoio à adequação às normas sanitárias, agricultura urbana e periurbana e alimentação escolar são alguns dos eixos temáticos visibilizados neste processo. Mas esta pesquisa não se encerra nas eleições, como explica Denis Monteiro, da…
A proposta de educação contextualizada em Itapipoca (CE) tem transformado o modelo pedagógico da região e apresentado mais envolvimento dos alunos e alunas no combate à evasão escolar.
Candidaturas que aderiram à campanha ‘Agroecologia nas Eleições’ tiveram resultado expressivo no pleito municipal de 2020. De acordo com balanço apresentado pela Articulação Nacional da Agroecologia (ANA) nesta segunda-feira (30/11), foram eleitas candidaturas a 47 prefeituras e 125 vereanças oficialmente comprometidas com a agroecologia e a agricultura familiar em todo o Brasil.