Iniciativas que valorizam a agroecologia, a segurança alimentar e a agricultura familiar e camponesa em cada canto do país.

Apresentação

A iniciativa Agroecologia nos Municípios, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), tem como objetivo promover, apoiar e sistematizar processos de mobilização e incidência política no nível municipal visando a criação e o aprimoramento de políticas públicas, programas, projetos, leis e experiências municipais importantes de apoio à agricultura familiar e à segurança alimentar e nutricional e que fortalecem a agroecologia.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos nos 26 estados brasileiros tendo como objetivo a criação uma rede de municípios agroecológicos no país.

As ações municipais podem ser tanto de promoção da agroecologia, como também de resistência e enfrentamento às ameaças impostas às comunidades e aos territórios.

Para isso, é preciso lançar o olhar tanto para as ações de incidência e mobilização social realizadas pela sociedade civil, como para a gestão pública das políticas.

A ideia é termos experiências-piloto de mobilização para a construção de políticas públicas que nos tragam aprendizagens e possam servir como exemplo. Assim, ganhamos ferramentas para aprimorar o debate sobre a democratização do Estado e avançamos no ciclo de elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Veja nosso vídeo de apresentação

Mapa: Políticas Públicas Municipais de Agroecologia

COLEÇÃO DE CADERNOS

Agroecologia e Políticas Públicas: subsídios para a incidência nos municípios

São 4 cadernos super especiais preparados com informações importantes, facilitações gráficas e várias dicas e orientações para contribuir com a construção de mais políticas de futuro em seu município. Baixe gratuitamente aqui:

CADERNO 1

ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS

CADERNO 2

INCIDÊNCIA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POPULAR

CADERNO 3

ORÇAMENTO PÚBLICO E SUA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS

CADERNO 4

ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À COMUNICAÇÃO

Notícias

Rio de Janeiro reafirma que a cidade também planta na construção de uma nova sociedade

“Se o campo não planta, a cidade não janta” tem sido uma máxima repetida pelo movimento camponês, agroecológico e de luta pela terra nos últimos anos. Afirmar a importância da agricultura familiar na alimentação das brasileiras e dos brasileiros é essencial, mas o município do Rio de Janeiro vem reivindicando uma pauta também central para…

Leia na íntegra Rio de Janeiro reafirma que a cidade também planta na construção de uma nova sociedade

Sociedade civil e poder público se reúnem para discutir e fortalecer as políticas públicas para a agricultura familiar do município de Soledade / PB

A Comissão Municipal de Soledade (CMS), o Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar do Cariri, Seridó e Curimataú Paraibano e Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades (Patac) realizaram, nos dias 09 e 10 de novembro de 2021, um encontro que visa fortalecer processos de incidência na política pública para a agricultura familiar…

Leia na íntegra Sociedade civil e poder público se reúnem para discutir e fortalecer as políticas públicas para a agricultura familiar do município de Soledade / PB

Viçosa quer comida de verdade

O movimento da agroecologia em Viçosa deu um passo importante para garantir comida de verdade à população do município da Zona da Mata de Minas Gerais. No fim de setembro, dia 28, o Projeto de Lei (PL) nº 046/2021, mais conhecido como “Comida de Verdade”, foi protocolado na Câmara Municipal pela vereadora Jamille Gomes (PT-MG).

Leia na íntegra Viçosa quer comida de verdade

Seminário virtual discute Proposta de Lei para a Agricultura Familiar em Viçosa

Construído por organizações ligadas à agroecologia na região, projeto de lei será debatido em 29 de setembro, véspera do aniversário de 150 anos do município, a partir das 17h, com transmissão pelas redes sociais do CTA-ZM. O seminário ‘Viçosa quer comida de verdade! Por que apoiar a agricultura familiar?’ marcará o lançamento do Projeto de…

Leia na íntegra Seminário virtual discute Proposta de Lei para a Agricultura Familiar em Viçosa

“Produzir e consumir alimentos saudáveis não pode ser um privilégio de cor”, afirma Fran Paula

O debate sobre o racismo no campo ganhou muita força nos últimos anos dentro do movimento agroecológico. Junto ao fortalecimento da discussão sobre o feminismo, o racismo tem se tornado um tema central na agenda das organizações e dos eventos políticos, culturais e científicos. Nesse processo, os movimentos têm se aproximado mais para discutir e…

Leia na íntegra “Produzir e consumir alimentos saudáveis não pode ser um privilégio de cor”, afirma Fran Paula

PROGRAMA SOCIAL BENEFICIARÁ POPULAÇÃO QUE MAIS PRECISA E AGRICULTURA FAMILIAR EM GOIÁS / GO

O município de Goiás (GO), localizado a 150 km da capital Goiânia, lançou, no mês de julho, uma iniciativa de apoio à população em situação de vulnerabilidade e à agricultura familiar. Batizado de Vale Feira, o programa social disponibilizará, mensalmente, R$ 80,00 a cerca de 200 famílias de baixa renda da cidade, que poderão utilizar…

Leia na íntegra PROGRAMA SOCIAL BENEFICIARÁ POPULAÇÃO QUE MAIS PRECISA E AGRICULTURA FAMILIAR EM GOIÁS / GO

Agroecologia nas Eleições

A iniciativa Agroecologia nos Municípios é um desdobramento da campanha Agroecologia nas Eleições, construída pela ANA em parceria com as redes estaduais de agroecologia durante as eleições municipais de 2020. Na oportunidade, a ANA lançou um estudo inédito que mapeou mais de 700 iniciativas entre políticas públicas, programas e legislações em 531 municípios de todas as regiões do País. Esse estudo subsidiou um mapa interativo e inspirou a criação da carta-compromisso “Por Políticas de Futuro”, cuja mobilização para assinaturas de candidaturas engajou redes de agroecologia em centenas de municípios em todos os estados brasileiros. No total, foram 1.240 candidatas/os que assinaram o documento; desse conjunto, 172 foram eleitas/os, sendo 47 prefeitos/as e 125 vereadores/as.