Iniciativas que valorizam a agroecologia, a segurança alimentar e a agricultura familiar e camponesa em cada canto do país.

Apresentação

A iniciativa Agroecologia nos Municípios, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), tem como objetivo promover, apoiar e sistematizar processos de mobilização e incidência política no nível municipal visando a criação e o aprimoramento de políticas públicas, programas, projetos, leis e experiências municipais importantes de apoio à agricultura familiar e à segurança alimentar e nutricional e que fortalecem a agroecologia.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos nos 26 estados brasileiros tendo como objetivo a criação uma rede de municípios agroecológicos no país.

As ações municipais podem ser tanto de promoção da agroecologia, como também de resistência e enfrentamento às ameaças impostas às comunidades e aos territórios.

Para isso, é preciso lançar o olhar tanto para as ações de incidência e mobilização social realizadas pela sociedade civil, como para a gestão pública das políticas.

A ideia é termos experiências-piloto de mobilização para a construção de políticas públicas que nos tragam aprendizagens e possam servir como exemplo. Assim, ganhamos ferramentas para aprimorar o debate sobre a democratização do Estado e avançamos no ciclo de elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Veja nosso vídeo de apresentação

Mapa: Ações de incidência política e agroecologia nos municípios  

COLEÇÃO DE CADERNOS E SÉRIE DE VÍDEOS

Agroecologia e Políticas Públicas: subsídios para a incidência nos municípios

São 4 cadernos e 4 vídeos super especiais preparados com informações importantes, facilitações gráficas e várias dicas e orientações para contribuir com a construção de mais políticas de futuro em seu município. Assista aos vídeos e baixe os cadernos gratuitamente aqui:

CADERNO E VÍDEO 1

ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS

CADERNO E VÍDEO 2

INCIDÊNCIA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POPULAR

CADERNO E VÍDEO 3

ORÇAMENTO PÚBLICO E SUA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS

CADERNO E VÍDEO 4

ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À COMUNICAÇÃO

Notícias

Mapa da iniciativa Agroecologia nos Municípios apresenta quase 60 experiências de incidência política em todo o país

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) lançou hoje o mapa da iniciativa Agroecologia nos Municípios georreferenciando 59 experiências de incidência política em todo o território nacional. Muitas políticas públicas foram identificadas nesse processo, como dez planos municipais de agroecologia em nove estados do país. No link você tem informações sobre as atividades de incidência política protagonizadas por 26 consultorias…

Leia na íntegra Mapa da iniciativa Agroecologia nos Municípios apresenta quase 60 experiências de incidência política em todo o país

Agroecologia no Macapá | Quem produz e como vive?

Quem faz agroecologia em Macapá? A busca por responder essa pergunta mobilizou a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e a Agência Experimental em Comunicação (AGCom) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) a produzirem uma série de três vídeos-entrevistas com o engenheiro agrônomo Paulo Nunes e os produtores agroecológicos Domingos da Silva e Waldomiro Macêdo. 

Leia na íntegra Agroecologia no Macapá | Quem produz e como vive?

Verdejar: a promoção da agroecologia nas favelas do subúrbio carioca

Em setembro de 2022 a ONG Verdejar Socioambiental completará 25 anos desenvolvendo ações de agroecologia nas favelas da Serra da Misericórdia, no subúrbio carioca. Dentre as iniciativas, são realizadas hortas comunitárias, viveiros de mudas, canteiros de plantas medicinais, tecnologias sociais, saneamento ecológico e muitas outras, além de ações culturais e de comunicação. Durante a pandemia,…

Leia na íntegra Verdejar: a promoção da agroecologia nas favelas do subúrbio carioca

Pesquisa aponta a importância da agroecologia na alimentação escolar

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e o Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) lançaram em parceria os resultados da pesquisa-ação “Comida de Verdade nas Escolas do Campo e da Cidade: Agroecologia e Alimentação Escolar”. O estudo ocorreu entre 2019 e 2021 e analisou 13 experiências em 9 territórios distribuídos pelo…

Leia na íntegra Pesquisa aponta a importância da agroecologia na alimentação escolar

Agroecologia nas Eleições

A iniciativa Agroecologia nos Municípios é um desdobramento da campanha Agroecologia nas Eleições, construída pela ANA em parceria com as redes estaduais de agroecologia durante as eleições municipais de 2020. Na oportunidade, a ANA lançou um estudo inédito que mapeou mais de 700 iniciativas entre políticas públicas, programas e legislações em 531 municípios de todas as regiões do País. Esse estudo subsidiou um mapa interativo e inspirou a criação da carta-compromisso “Por Políticas de Futuro”, cuja mobilização para assinaturas de candidaturas engajou redes de agroecologia em centenas de municípios em todos os estados brasileiros. No total, foram 1.240 candidatas/os que assinaram o documento; desse conjunto, 172 foram eleitas/os, sendo 47 prefeitos/as e 125 vereadores/as.