Iniciativas que valorizam a agroecologia, a segurança alimentar e a agricultura familiar e camponesa em cada canto do país.

Apresentação

A iniciativa Agroecologia nos Municípios, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), tem como objetivo promover, apoiar e sistematizar processos de mobilização e incidência política no nível municipal visando a criação e o aprimoramento de políticas públicas, programas, projetos, leis e experiências municipais importantes de apoio à agricultura familiar e à segurança alimentar e nutricional e que fortalecem a agroecologia.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos nos 26 estados brasileiros tendo como objetivo a criação uma rede de municípios agroecológicos no país.

As ações municipais podem ser tanto de promoção da agroecologia, como também de resistência e enfrentamento às ameaças impostas às comunidades e aos territórios.

Para isso, é preciso lançar o olhar tanto para as ações de incidência e mobilização social realizadas pela sociedade civil, como para a gestão pública das políticas.

A ideia é termos experiências-piloto de mobilização para a construção de políticas públicas que nos tragam aprendizagens e possam servir como exemplo. Assim, ganhamos ferramentas para aprimorar o debate sobre a democratização do Estado e avançamos no ciclo de elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Veja nosso vídeo de apresentação

Mapa: Ações de incidência política e agroecologia nos municípios  

COLEÇÃO DE CADERNOS E SÉRIE DE VÍDEOS

Agroecologia e Políticas Públicas: subsídios para a incidência nos municípios

São 4 cadernos e 4 vídeos super especiais preparados com informações importantes, facilitações gráficas e várias dicas e orientações para contribuir com a construção de mais políticas de futuro em seu município. Assista aos vídeos e baixe os cadernos gratuitamente aqui:

CADERNO E VÍDEO 1

ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS

CADERNO E VÍDEO 2

INCIDÊNCIA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POPULAR

CADERNO E VÍDEO 3

ORÇAMENTO PÚBLICO E SUA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS

CADERNO E VÍDEO 4

ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À COMUNICAÇÃO

Notícias

Articulação Mineira de Agroecologia e CONSEA realizam encontros virtuais com CRSANS de Minas Gerais

Entre os dias 10 de novembro e 7 de dezembro, a Articulação Mineira de Agroecologia (AMA) e o Conselho Mineiro de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/MG) realizaram oito encontros virtuais com as Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CRSANS/MG) com a presença de 158 pessoas. Os encontros buscaram partilhar o…

Leia na íntegra Articulação Mineira de Agroecologia e CONSEA realizam encontros virtuais com CRSANS de Minas Gerais

Audiência pública debate a construção de políticas públicas para apoio à agroecologia e segurança alimentar em Rio Pardo de Minas/MG

Na última segunda-feira (12/09), a Câmara Municipal de Rio Pardo de Minas/MG recebeu agricultoras e agricultores familiares, representantes de cooperativas e comunidades geraizeiras, representantes do Sindicato de Trabalhadores Rurais, professoras e estudantes da Escola Família Agrícola (EFA) para a audiência pública: Políticas Públicas para a Agroecologia e Segurança Alimentar em Rio Pardo de Minas.

Leia na íntegra Audiência pública debate a construção de políticas públicas para apoio à agroecologia e segurança alimentar em Rio Pardo de Minas/MG

Conheça as iniciativas agroecológicas bem sucedidas de São Mateus do Sul, no Paraná

Desde 2014, a prefeitura de São Mateus do Sul, no Paraná, vem implementando um projeto municipal de agroecologia com diversas ações para atender à agricultura familiar local. Dentre as muitas experiências em curso na cidade, encontram-se uma feira agroecológica, um vale para aquisição de produto da agricultura familiar, ações de fortalecimento da assistência técnica rural…

Leia na íntegra Conheça as iniciativas agroecológicas bem sucedidas de São Mateus do Sul, no Paraná

Movimento socioambiental luta por “Plano Municipal de Agroecologia” em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros

municípios, para promover a agroecologia na região. A Rede Pouso Alto Agroecologia agrega organizações governamentais e não governamentais, associações de agricultoras/es, povos e populações tradicionais, sindicatos rurais, cooperativas, universidades, dentre outros setores. Lugares especiais por suas belas cachoeiras e outros atributos apropriados ao ecoturismo, municípios como Cavalcante estão desenvolvendo propostas territoriais de sustentabilidade. Essa ação foi identificada pela…

Leia na íntegra Movimento socioambiental luta por “Plano Municipal de Agroecologia” em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros

Prefeitura no Acre é referência de investimento no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

O estímulo público às compras da produção da agricultura familiar para a merenda escolar em Marechal Thaumaturgo (AC) tem sido uma característica da prefeitura. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que prevê um recurso de 30% do orçamento para o setor, não só tem sido cumprido pela gestão municipal como também ampliado para 50%.…

Leia na íntegra Prefeitura no Acre é referência de investimento no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Mapa da iniciativa Agroecologia nos Municípios apresenta quase 60 experiências de incidência política em todo o país

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) lançou hoje o mapa da iniciativa Agroecologia nos Municípios georreferenciando 59 experiências de incidência política em todo o território nacional. Muitas políticas públicas foram identificadas nesse processo, como dez planos municipais de agroecologia em nove estados do país. No link você tem informações sobre as atividades de incidência política protagonizadas por 26 consultorias…

Leia na íntegra Mapa da iniciativa Agroecologia nos Municípios apresenta quase 60 experiências de incidência política em todo o país

Agroecologia nas Eleições

A iniciativa Agroecologia nos Municípios é um desdobramento da campanha Agroecologia nas Eleições, construída pela ANA em parceria com as redes estaduais de agroecologia durante as eleições municipais de 2020. Na oportunidade, a ANA lançou um estudo inédito que mapeou mais de 700 iniciativas entre políticas públicas, programas e legislações em 531 municípios de todas as regiões do País. Esse estudo subsidiou um mapa interativo e inspirou a criação da carta-compromisso “Por Políticas de Futuro”, cuja mobilização para assinaturas de candidaturas engajou redes de agroecologia em centenas de municípios em todos os estados brasileiros. No total, foram 1.240 candidatas/os que assinaram o documento; desse conjunto, 172 foram eleitas/os, sendo 47 prefeitos/as e 125 vereadores/as.