Agroecologia nos Municípios

A iniciativa Agroecologia nos Municípios, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), tem como objetivo promover, apoiar e sistematizar processos de mobilização e incidência política no nível municipal visando a criação e o aprimoramento de políticas públicas, programas, projetos, leis e experiências municipais importantes de apoio à agricultura familiar e à segurança alimentar e nutricional e que fortalecem a agroecologia.

Os trabalhos serão desenvolvidos nos 26 estados brasileiros tendo como objetivo a criação uma rede de municípios agroecológicos no país.

As ações municipais podem ser tanto de promoção da agroecologia, como também de resistência e enfrentamento às ameaças impostas às comunidades e aos territórios.

Para isso, é preciso lançar o olhar tanto para as ações de incidência e mobilização social realizadas pela sociedade civil, como para a gestão pública das políticas.

A ideia é termos experiências-piloto de mobilização para a construção de políticas públicas que nos tragam aprendizagens e possam servir como exemplo.  Assim, ganhamos ferramentas para aprimorar o debate sobre a democratização do Estado e avançamos no ciclo de elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

A iniciativa Agroecologia nos Municípios é um desdobramento da campanha Agroecologia nas Eleições, construída pela ANA em parceria com as redes estaduais de agroecologia durante as eleições municipais de 2020. Na oportunidade, a ANA lançou um estudo inédito que mapeou mais de 700 iniciativas entre políticas públicas, programas e legislações em 531 municípios de todas as regiões do País. Esse estudo subsidiou um mapa interativo e inspirou a criação da carta-compromisso “Por Políticas de Futuro”, cuja mobilização para assinaturas de candidaturas engajou redes de agroecologia em centenas de municípios em todos os estados brasileiros. No total, foram 1.240 candidatas/os que assinaram o documento; desse conjunto, 172 foram eleitas/os, sendo 47 prefeitos/as e 125 vereadores/as.

Em janeiro de 2021, a ANA fortaleceu a parceria estabelecida com a Mídia Ninja em 2020, durante a campanha Agroecologia nas Eleições. Este ano, demos seguimento, através do Agroecologia nos Municípios, à divulgação de reportagens que colocam uma lupa em iniciativas que mostram o bonito trabalho realizado, que inspira e serve de estímulo para a criação de novas ações.

Confira abaixo as experiências já divulgadas:

Belo Horizonte (MG): três décadas inovando na agricultura urbana e na agroecologia

A ressignificação do lixo orgânico através das feiras na capital paulista

A contribuição de organizações locais e indígenas no resgate e conservação das sementes crioulas no Mato Grosso do Sul

Sem feminismo não há agroecologia: mulheres em luta no 08 de março de 2021 – Entrevista com Beth Cardoso / GT Mulheres ANA

Conheça AQUI a pesquisa inédita Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro – Iniciativas municipais de apoio à agricultura familiar e à agroecologia e de promoção da segurança alimentar e nutricional

Consulte AQUI as experiências no Mapa Interativo

Saiba mais sobre o que foi a campanha Agroecologia nas Eleições, CLIQUE AQUI