Por Articulação Nacional de Agroecologia ( ANA)

O prazo para recebimento de trabalhos para o XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) termina nesta quarta-feira, dia 12. Além de resumos técnico-científicos, é possível enviar relatos de experiências técnicas e relatos de experiências populares em forma de texto e vídeo. O CBA é uma realização da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e acontecerá no Rio de Janeiro/RJ, de 20 a 23 de novembro. 

Ao que tudo indica, este CBA  será  o maior congresso de agroecologia já realizado no Brasil. Segundo a organização do evento, a expectativa é de 5 mil participantes inscritas/os, entre pesquisadoras/es, docentes, estudantes, técnicas/os e extensionistas, agricultoras/es familiares, povos e comunidades tradicionais e ativistas dos movimentos sociais. 

O tema desta edição será “Agroecologia na Boca do Povo”. A proposta segue fortalecendo as pautas em defesa da produção de alimentos adequados e saudáveis, da popularização da agroecologia e da construção de uma ciência comprometida com uma sociedade justa e tecida entre múltiplos saberes.

Para Paulo Petersen, integrante do núcleo executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), “esse CBA é fruto de um processo longo de amadurecimento, de conexões, de ideias dentro da sociedade, de um entendimento que nós precisamos de fato colocar agroecologia na boca do povo, nos dois sentidos. No sentido de que o alimento saudável é um direito, então a agroecologia entrando na boca do povo é um direito. Mas também a agroecologia saindo da boca do povo como um enunciado político que é capaz de afetar corações e mentes em defesa de uma ideia que a gente tá precisando expandir.”

A ABA disponibilizou o site https://cba.aba-agroecologia.org.br/ para centralizar as informações e tirar dúvidas. Na página, é possível ter acesso à convocatória, aos eixos temáticos, às modalidades em que serão recebidos e as normas de submissão dos trabalhos. Também é possível tirar dúvidas e compreender como se dará o processo de inscrição, alojamento entre outros processos de logística do evento e no site do CBA estão dispostas todas as informações. 

De acordo com o comunicado da Comissão de Ciências e Saberes do XII CBA, “construir e defender uma ciência que se propõe a enfrentar as desigualdades sociais e ecológicas, a propor coletivamente e que não se curva aos interesses corporativos, é parte das ações do campo da agroecologia e estamos felizes de termos, mais uma vez, o CBA como um espaço especial de encontro que deve seguir pulsando em cada uma das instituições e nos territórios”. Ainda de acordo com o comunicado, “diante de tantos desafios e resistências tecidas nos últimos anos, firmamos nosso compromisso na defesa inegociável da democracia, este é o ambiente em que a ciência da agroecologia ganha vida, onde na ‘Boca do Povo’, é comida, é justiça climática, é saúde.”