Se a diversidade é o que marca a Agroecologia, ela também deu o tom do lançamento de livros durante o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA). Na noite da terça, 5 de novembro, foram apresentados 17 títulos. “Muitos deles resultam de trabalhos coletivos, mobilizando centenas de pessoas”, apontou Cláudia Schmitt, da diretoria da Associação Brasileira de Agroecologia. “Há uma diversidade não só de temáticas, mas também de linguagens e atores sociais envolvidos/as nas produções”, completou.
Um dos lançamentos foi do Caderno de Estudos Saúde & Agroecologia, resultado de uma parceria entre ABA-Agroecologia, Fiocruz e Articulação Nacional de Agroecologia. A publicação traz documentos inéditos em português, como artigos e relatórios de ONU, que explicam as conexões entre saúde e agroecologia. “Nossa intenção é que, a partir dos Núcleos e Grupos de Agroecologia (NEAs), este livro seja realmente um caderno de estudos para aprofundar a análise destas relações”, disse André Búrigo, assessor da vice-presidência da Fiocruz.

Cláudia Schmitt integrante da diretoria ampliada da ABA-Agroecologia detalha as 17 publicações lançadas em Sergipe

Para Marco Menezes, vice-presidente de Atenção e Promoção de Saúde da instituição, o Caderno é publicado num contexto em que instituições públicas vêm sendo desqualificadas, enquanto lutam pela saúde e pela Agroecologia na perspectiva de direitos humanos. “Neste momento de crise, publicações só podem acontecer no contexto de coletivos e apoio de instituições e movimentos”, completou Cláudia Schmitt.

Coleção Saúde e Agroecologia 

A construção dessa agenda passa ainda pela aproximação crescente e trabalho conjunto entre os campos da Saúde Coletiva e da Agroecologia, pelo reconhecimento de dezenas de experiências em agroecologia desenvolvidas na Fiocruz e por muitas no setor saúde, de norte a sul deste país. Passa pela necessidade de aprofundarmos os estudos e as reflexões sobre as contribuições da ciência e das políticas públicas nesta construção. Passa pelo compromisso de fortalecer ações articuladas entre diferentes áreas do campo da saúde, como de ambiente, atenção e promoção da saúde, enquanto contribuição coerente também com a Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030.

Marco Menezes, vice-presidente de Atenção e Promoção de Saúde da Fiocruz no lançamento do Caderno no XI CBA

A publicação Caderno de Estudos em Saúde e Agroecologia faz parte dessa agenda que vem sendo elaborada e desenvolvida em cooperação com a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e com a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia). Abrimos esta coleção reunindo um artigo e três relatórios científicos até então inéditos em português. Estão embasados em centenas de pesquisas sobre os sistemas alimentares atuais. Em linguagem acessível oferecem bem mais que dados, informações e evidências. São um convite ao exercício de novas formas de pensar sobre saúde e agroecologia e, sobretudo, novas relações de poder.

Biblioteca Virtual | Caderno disponível em formato digital

Para fazer download do Caderno Saúde e Agroecologia – volume 1, acesse o link.

A biblioteca virtual da ABA-Agroecologia foi reorganizada em 2016 a partir do processo de sistematização de experiências dos NEAs no Brasil. Batizada de “Varal de Saberes” a iniciativa nasce da aposta em tecer redes e conexões entre as produções e memórias coletivas tecidas pela diversidade de sujeitos que constroem a agroecologia enquanto ciência, prática e movimento. Ela buscar reunir e partilhar alguns dos materiais produzidos pelos NEAs e por diversas outras instituições parceiras em diferentes linguagens e formatos. Nela você irá encontrar desde artigos até vídeos, poesias, cadernos e livros completos.

Organizada em dois eixos, a biblioteca disponibiliza todos os materiais produzidos pelo Projeto de Sistematização na seção “Colheitas” e, em “Inspirações” , articula pelo menos 25 temas geradores principais. Entre eles, as conexões entre “Saúde e Agroecologia”. Ao longo do projeto de sistematização de experiências, animado de 2015 a 2017 pela ABA-Agroecologia, foi possível perceber que pelo menos três temáticas sinalizaram a necessidade de maior aprofundamento teórico e prático entre os Núcleos de Agroecologia, sendo elas: as questões relacionadas às juventudes, ao feminismo e à saúde. O Coleção de Cadernos “Saúde e Agroecologia” e as demais publicações disponíveis nessa seção temática são partilhas que buscam ampliar nossos estudos, reflexões e ações articuladas, neste campo. Envie sugestões de outros materiais para compor a biblioteca para: sistematiza.aba@gmail.com

5 comentários

  • […] Para além da coleta e análise dos dados, espera-se que este processo fertilize a atuação articulada de diferentes redes temáticas que atuam no campo da saúde coletiva e da agroecologia. Como aponta o prefácio da primeira edição do “Caderno de Estudos em Saúde e Agroecologia”, construído pela ABA-Agroecologia e pela ANA, “é premente a necessidade de aprofundarmos e atualizarmos nossos estudos sobre as conexões entre saúde e agroecologia. De um lado, há um extenso conteúdo produzido sobre as diversas experiências de promoção da saúde e sobre os benefícios da agroecologia para a promoção de ambientes saudáveis e solidários. De outro lado, também já existem importantes acúmulos em pesquisas que vêm adensando e aprofundando nossa compreensão sobre os impactos dos agrotóxicos e transgênicos para a saúde e para os modos de vida e produção da agricultura familiar, dos assentamentos da reforma agrária, dos povos indígenas e dos povos e comunidades tradicionais. Precisamos avançar na compreensão das tramas nas quais essas resistências estão integradas”. Baixe aqui o Caderno. […]