No próximo dia 16 de outubro, quarta-feira, quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação, o Grupo de Trabalho de Comercialização da Articulação do Semiárido Paraibano – ASA Paraíba, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea da Paraíba e o Fórum Paraibano de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional realizarão uma nova edição da Feira Regional de Produtos Agroecológicos, das 7h às 12h, na Praça da Bandeira, Centro de Campina Grande-PB.

Estarão no local comercializando seus produtos cerca de 80 feirantes nas 30 barracas montadas. Será oferecida uma variedade de hortaliças, grãos, sementes, frutas, tubérculos, ovos, goma, farinha, mel, fubá, alimentos beneficiados como bolos, tapiocas, beijus, polpas de frutas, doces, queijo e manteiga, além de artesanato. Paralelamente à venda nas barracas, haverá uma programação cultural com as apresentações do grupo de música e dança Samba Tap, do trio de forró Acauã da Serra e de um teatro de bonecos sobre a temática da alimentação saudável.

Tenda pedagógica

Está previsto ainda para o local, a montagem de uma tenda pedagógica, onde os visitantes e consumidores poderão receber materiais educativos e receitas de alimentos vendidos na feira e ainda conhecer como são feitos as caldas naturais e biofertilizantes usados para o controle de pragas e doenças nas lavouras agroecológicas, livres de transgênicos e agrotóxicos. Haverá a exposição de trabalhos feitos por alunos de escolas de Campina Grande que trabalharam o tema da alimentação previamente, como desenhos e mandalas com sementes e folhas.

As feiras regionais vêm acontecendo desde 2018, pelo menos três vezes ao ano, em datas importantes como a Semana Nacional dos Orgânicos (26 de maio a 1 de junho); o Dia Mundial da Alimentação e o Natal Sem Veneno, próximo às festas de fim de ano. Elas têm se constituído em um importante espaço de visibilidade para os produtos agroecológicos de famílias agricultoras de pelo menos cinco microrregiões do estado (Agreste, Borborema, Seridó, Curimataú, Médio Sertão, Cariri Ocidental e Oriental). Uma média de 100 feirantes tem participado de cada edição da feira, todos já comercializam sua produção em feiras agroecológicas semanais acompanhadas pelas entidades da ASA Paraíba.

São parceiros da realização das feiras regionais a Universidade Estadual da Paraíba por meio da Pró-reitoria de Cultura e do Núcleo de Extensão Rural em Agroecologia – NERA-UEPB e a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida. A Feira conta ainda com os apoios financeiros das agências de cooperação internacional Misereor e CCFD Terra Solidária e da Plataforma Mercosul Social e Solidário – PMSS.

Como surgiu a data

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro por ser a data de fundação da FAO (Food and Agriculture Organization), órgão das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. A comemoração teve início há 38 anos e é celebrada em mais de 150 países como uma data para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.