Elaborada pela Articulação Nacional de Agroecologia, a coleção TEIA – Boletins Informativos sobre Tecnologias Sociais em Agroecologia (TSAs) traz a riqueza de 22 experiências coletivas desenvolvidas no âmbito do Programa Ecoforte, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Fundação Banco do Brasil (FBB).

As TSAs apresentadas abordam, entre outros temas, a promoção da alimentação adequada e saudável; educação popular; geração de renda e trabalho digno; promoção e defesa da biodiversidade; comércio justo. Trazem consigo uma série de histórias, práticas e lutas que possuem uma estreita relação com a trajetória das Redes Territoriais de Agroecologia em que foram desenvolvidas. Em seu conjunto, funcionam como uma espécie de caixa de ferramentas, cujo conteúdo pode ser selecionado, adaptado, ou mesmo recriado em cada local.

Estas alternativas foram construídas por meio do compartilhamento de saberes pela sociedade civil em diferentes cantos do Brasil, muitas vezes com a participação de governos locais e acionando recursos de políticas públicas, em um processo que se estende no tempo. Elas condensam elementos técnicos, sociais, econômicos, ecológicos e culturais, sendo fruto de experiências territorialmente enraizadas.

As tecnologias sociais retratadas nesta coleção são resultado de um esforço coletivo de pessoas e organizações que aprendem e ensinam umas com as outras, compartilhando seus conhecimentos de forma solidária, constituindo-os, assim, como um bem comum. A ANA convida vocês a repartirem os saberes e as práticas organizados nesta TEIA.

Acesse aqui a coleção TEIA Agroecológica

1 comentário