seminario sudestePor Wanessa Marinho, do CTA

Entre os dias 9 e 11 de junho acontece na Universidade Federal de Viçosa (UFV), o “Seminário Sudeste – Por um Brasil Agroecológico”, realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) juntamente com parceiros do movimento agroecológico.

Reunindo cerca de 170 participantes, o seminário busca promover uma maior interação entre organizações, redes e movimentos atuantes no Sudeste, com os objetivos de compartilhar experiências e visões sobre o atual contexto político do meio rural e da agricultura familiar na região, e também identificar quais são os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento da Agroecologia.

 

Flávia Londres, da secretaria executiva da ANA explica que a expectativa é de que o encontro tenha, entre os seus participantes, 50% de agricultores (as), além de representantes do ambiente acadêmico e técnicos que desenvolvem pesquisas e trabalhos com a Agroecologia. “Nós queremos colocar essas pessoas em contato para refletir e pensar a construção da Agroecologia no Brasil e especificamente na região sudeste”.

Entre as principais pautas do seminário está o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). Ainda de acordo com Flávia, este será “o momento de debater sobre o que avançou, como avançou e o que o movimento agroecológico propõe para a segunda etapa do Planapo, que terá vigência entre 2016 e 2019”.

Estudantes envolvidos com os Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEA’s) e pesquisadores da Embrapa e Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (OEPA’s) também participam deste seminário que, na sua programação, contará com instalações artístico pedagógicas, grupos temáticos, espaços para construção e articulação de agendas estratégicas e atividades culturais.