Publicação da Fiocruz apresenta os resultados sobre a presença da agricultura urbana nos diferentes espaços de construção do conhecimento no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia, que acaba de completar um ano de realização.

Por VPAAPS/Fiocruz, publicado em 04/02/2025 no Portal Fiocruz

A realização do Congresso Brasileiro de Agroecologia em 2023 marcou 20 anos de existência da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia). Passados quatro anos desde a última edição, o Congresso retorna com o lema “Agroecologia na boca do povo”. O 12º CBA abrigou 16 eixos temáticos, entre eles o eixo Agriculturas Urbanas, que já estava presente nas duas edições anteriores (em 2017 e 2019). 

Esta publicação foi elaborada pelo projeto nacional “Saúde e Agricultura Urbana”, da Agenda de Saúde e Agroecologia da VPAAPS/Fiocruz, que desde 2022 atua com redes de agricultura urbana (AU) em parceria com o Coletivo Nacional de Agricultura Urbana, da Articulação Nacional de Agroecologia (CNAU/ANA)

“Este documento se soma aos esforços de mostrar a consolidação do tema das agriculturas urbanas dentro do movimento agroecológico” segundo Douglas Reis, coordenador do Projeto Saúde e Agricultura Urbana.

O relatório “Agriculturas Urbanas no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia” reúne análises e aprendizados dos principais espaços ligados às agriculturas urbanas no 12º CBA: Tapiri de Saberes; Barracão das Agriculturas Urbanas; Feira Nacional Sabores e Saberes; e o Lançamento de publicações. 

Durante o evento, foram 125 trabalhos sobre agricultura urbana produzidos em 19 estados do país, já disponíveis nos anais do Congresso; realizadas três rodas de conversa abordando as relações entre agroecologia urbana, saúde, alimentação e protagonismo das mulheres; e lançadas três publicações sobre o tema, incluindo o livro Agriculturas Urbanas Agroecológicas e Promoção da Saúde: fortalecendo diálogos, memórias e redes, organizada pelo projeto Saúde e Agricultura Urbana.

Além disso, a Fiocruz viabilizou a participação de 25 agricultoras urbanas que integram redes apoiadas pelo projeto, oriundas das regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Vitória e São Paulo. As agricultoras puderam comercializar seus produtos na Feira Saberes e Sabores e acompanhar os demais espaços do Congresso.

Também acaba de ser lançado o “Caderno Síntese dos Processos dos CBAs: Metodologias, Inspirações e Experimentações na Construção do Conhecimento Agroecológico (Volume 2)”, produzido pela ABA-Agroecologia, em uma potente sistematização dos aprendizados do 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia, com o objetivo de orientar a organização de futuras edições e eventos do campo agroecológico.

Ao longo das edições do CBA, a ABA-Agroecologia tem construído estratégias para acolher a diversidade de sujeitos que constroem a agroecologia no Brasil, valorizando a participação de estudantes, profissionais, pesquisadoras/es, agricultoras/es, povos indígenas e outros povos tradicionais trazendo a confluência de saberes e territórios, neste que é o maior evento científico de agroecologia da América Latina.

Visite na íntegra o relatório AGRICULTURAS URBANAS no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia