Jovem recebeu ameaças de morte após denunciar a exploração ilegal e madeira em região de assentamento agroextrativista em Santarém (PA)

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) vem a público manifestar veementemente seu repúdio e profunda preocupação diante das ameaças recentemente dirigidas contra a vida de Darlon Neres, liderança jovem do Projeto de Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande (PAE Lago Grande), em Santarém, no Pará.

Integrante do Grupo de Trabalho (GT) de Juventudes da ANA, Darlon Neres recebeu ameaças de morte de madeireiros da região após denunciar a exploração ilegal de madeira. Segundo o Coletivo Guardiões do Bem Viver, do qual Darlon Neres também faz parte, na última terça-feira (12), o jovem foi procurado por integrantes de grupos ligados à exploração de madeira e desmatamento. A foto do jovem foi apresentada aos moradores para que pudessem passar informações de onde ele mora e se o conheciam.

“As tensões aumentaram na região após a juventude pedir agilidade na fiscalização e a celeridade no combate ao desmatamento e exploração de madeira para fins pessoais, sendo que esse projeto está destruindo uma parte da área de mata nativa e que abriga uma biodiversidade muito rica”, afirma em nota o Coletivo Guardiões do Bem Viver.

De acordo com o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), os guardiões desempenham um papel fundamental no monitoramento e cuidado dos territórios, garantindo a preservação ambiental e a sustentabilidade das atividades extrativistas.

Diante deste cenário, instamos as autoridades competentes a investigarem de forma rigorosa as ameaças contra a vida de Darlon Neres, garantindo sua segurança e responsabilizando os autores desses atos criminosos.

Neste momento desafiador, estendemos nossa solidariedade a Darlon Neres e a todas/os aquelas/es que trabalham incansavelmente para construir um mundo mais justo e sustentável. A Articulação Nacional de Agroecologia permanecerá vigilante em sua missão de defender a agroecologia, os direitos humanos e a justiça social.