A Articulação Nacional de Agroecologia ( ANA) realiza a sua plenária nacional  entre os dias 14 e 16 de junho, no Rio de Janeiro/RJ. O objetivo é debater de forma participativa as diretrizes estratégicas para as ações nos anos 2023 e 2024, tendo em vista os desafios de fortalecer o movimento agroecológico na sociedade brasileira e de influenciar o desenho de políticas públicas.

Essa plenária, que acontece anualmente, é parte da metodologia organizativa da ANA. Diversas organizações, movimentos, redes e entidades que compõem a Articulação participam desse momento. 

O mote da plenária deste ano é “Agroecologia unindo campo e cidade na perspectiva da construção de um novo projeto político para o Brasil”

Como toda reflexão do campo agroecológico, a plenária acontece à luz das práticas. Além dos debates e momentos de construção coletiva, haverá visitas às experiências, onde as/os participantes conhecerão as iniciativas do Centro de Integração na Serra da Misericórdia, da Favela Orgânica do abastecimento alimentar do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e da Providência Agroecológica. 

A expectativa é que essa plenária possa também refletir sobre os próximos passos do processo de Diálogos e Convergências, estratégia puxada pela ANA em anos anteriores e que está sendo retomada com o objetivo de  identificar e fortalecer ações convergentes entre redes, movimentos e organizações da sociedade civil do campo, da cidade, das águas e das florestas conectadas pela agroecologia.

Outro ponto forte do evento, será o diálogo em torno da construção do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), realizado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), que acontecerá em novembro, no Rio de Janeiro-RJ. 

Em tempo: a Articulação Nacional de Agroecologia é uma rede que reúne movimentos e organizações engajadas em experiências concretas de promoção da agroecologia. Para saber mais sobre a ANA, navegue pelo site www.agroecologia.org.br e pelas redes sociais da Articulação.