Foto: Ricardo Stuckert

Por Priscila Viana – Articulação Nacional de Agroecologia

A carta-compromisso da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) já chegou às mãos de Lula, candidato à presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O documento  foi entregue ao presidenciável  no último domingo, 18, pelo candidato a deputado estadual por Santa Catarina, Marquito (PSOL), que atualmente é vereador do movimento agroecológico em Florianópolis e já havia assinado o documento da ANA. 

A carta foi entregue durante a visita de Lula a Florianópolis, quando  ele destacou seu compromisso com a agroecologia. “Foi um momento muito importante, onde estivemos reunidos com várias representações do Brasil no debate sobre alimentação. O meu sentimento ao entregar a carta foi o de esperança na reconstrução de políticas públicas em prol da agroecologia, desde o acesso a créditos,  fomento,  reestruturação dos órgãos de assistência técnica e pesquisa agropecuária, bem como a recolocação das políticas públicas de alimentação escolar e do Programa de Aquisição de Alimentos,o PAA. A gente espera que esse novo governo avance e coloque a agroecologia como modelo de transição necessária para o enfrentamento às mudanças climáticas e para a garantia de acesso à alimentação para todas as pessoas”, destacou Marquito, que estava acompanhado do candidato a governador pelo estado de Santa Catarina, Décio Lima (PT), que também já assinou a carta-compromisso.

O documento da ANA compõe a campanha de mobilização ‘Agroecologia nas Eleições’, uma iniciativa de incidência política nas candidaturas federais e estaduais deste ano que já está crescendo em todo território nacional. Até agora, são cerca de 500  candidaturas que já se comprometeram com a construção e o fortalecimento das políticas públicas de futuro, com valorização da agricultura familiar camponesa, dos povos e comunidades tradicionais e da agroecologia.  

Organizadas em cinco eixos estruturantes, a carta-compromisso resulta de convergências políticas consolidadas ao longo dos 20 anos de existência da ANA, sob a inspiração de aprendizados e desafios identificados na construção da agroecologia em todo o país. Ao assinar a carta-compromisso, a candidata ou o candidato compromete-se a, caso eleita/o, trabalhar em diálogo com a sociedade civil para tornar efetivas as proposições apresentadas no documento.

No site da ANA é possível baixar a carta-compromisso, bem como conferir quais as candidaturas que já se comprometeram com as políticas públicas de futuro: https://agroecologia.org.br/agroecologia-nas-eleicoes/.