Mobilização lançará mapa interativo de políticas públicas e normativas estaduais de apoio à agroecologia; ato será transmitido nos perfis da Articulação Nacional de Agroecologia, a partir das 15h 

Rio de Janeiro (RJ), 20 de Setembro de 2022 – A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) realiza nesta quarta-feira (21), a partir das 15h, o primeiro ato virtual nacional da campanha de mobilização Agroecologia nas Eleições, iniciativa de incidência política do movimento agroecológico em 2022.

Aberto ao público em geral, o ato será acompanhado por representantes de movimentos e redes de agroecologia que estão atuando nos estados para estimular as candidaturas ao debate sobre a importância das políticas públicas para fomento à agroecologia e à agricultura familiar no país.

Transmitido pelos canais digitais da ANA, o encontro apresentará novas ferramentas para qualificar o debate sobre a produção de alimentos saudáveis e o combate à fome no Brasil. Confira a agenda:

  • Lançamento do Mapa Interativo de Políticas Públicas e Normativas Estaduais que Fortalecem a Agroecologia. Apresentação de Sarah Luiza Moreira, integrante do GT Mulheres e do Coletivo de Articulação Política da ANA, e André Biazoti, integrante da Secretaria Executiva da plataforma Agroecologia em Rede.
  • Debate sobre a  publicação ‘Brasil, do flagelo da fome ao futuro agroecológico’, resultado de um estudo sobre o desmonte das políticas públicas federais de segurança alimentar e nutricional, que apresenta também a agroecologia como alternativa para o fim da fome, para a justiça social e combate às mudanças climáticas. Participação de Cláudia Schmidt e Lara Santoro, pesquisadoras e coautoras do estudo.
  • Apresentação do andamento da mobilização da campanha Agroecologia nas Eleições, que já conquistou a adesão de centenas de candidaturas em todo país. Comentários e mediação de Flavia Londres, integrante da Secretaria Executiva da ANA.

O Ato Virtual Agroecologia nas Eleições será transmitido ao vivo pelo Canal da ANA no Youtube (https://bit.ly/3RWpT2B) e também na página do movimento no Facebook (https://bit.ly/3SiuNqa). 

Campanha ‘Agroecologia nas Eleições’

A campanha de mobilização Agroecologia nas Eleições 2022 é uma iniciativa de incidência política junto às candidaturas aos poderes Legislativo e Executivo federais e estaduais conduzida pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) para promover o diálogo em torno da construção e do fortalecimento das políticas públicas de valorização da agricultura familiar camponesa, dos povos e comunidades tradicionais e da agroecologia. 

A mobilização busca fortalecer a defesa do meio ambiente e da soberania e segurança alimentar e nutricional, valorizando iniciativas da sociedade civil organizada e dando visibilidade às práticas bem-sucedidas na produção e distribuição de alimentos saudáveis em diferentes territórios brasileiros. 

No início do período eleitoral, a campanha divulgou uma carta-compromisso com demandas e propostas para adesão de candidaturas alinhadas às práticas agroecológicas, que já conta com a assinatura de cerca de 500 candidatas e candidatos em todo o país. A relação completa e atualizada de adesões à carta está disponível aqui.

Para saber mais sobre a campanha Agroecologia nas Eleições 2022 e saber como as candidaturas devem subscrever o documento, acesse https://agroecologia.org.br/agroecologia-nas-eleicoes/ 

Sobre a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) é um espaço de articulação e convergência entre movimentos, redes e organizações da sociedade civil brasileira engajadas em experiências concretas de promoção da agroecologia, de fortalecimento da produção familiar e de construção de alternativas sustentáveis de desenvolvimento rural. Atualmente a ANA articula vinte e três redes estaduais e regionais, que reúnem centenas de grupos, associações e organizações não governamentais em todo o país, além de quinze movimentos sociais de abrangência nacional. Acesse www.agroecologia.org.br 


Informações para imprensa

Articulação Nacional de Agroecologia

Thadeu Melo (11) 98646-4747 [email protected]