Mais de 130 candidatas e candidatos já assinaram documento da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) com demandas e propostas para combate à fome e apoio à agricultura agroecológica

Adesões de candidaturas comprometidas com a agroecologia em Pernambuco durante o Festival Semiárido Vivo – Foto: Reprodução do Instagram de Alexandre Pires

Mais de 130 candidaturas alinhadas à agroecologia já assinaram a carta-compromisso da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), documento com demandas e propostas para combate à fome e à insegurança alimentar no Brasil.

Minas Gerais é o estado que reúne, até agora, o maior número de adesões ao documento, que é parte da campanha Agroecologia nas Eleições 2022, iniciativa da ANA para promover e subsidiar o debate público sobre o tema no pleito deste ano. O segundo maior colégio eleitoral do país concentra 29% das adesões, incluindo candidaturas ao governo do estado, Senado, Câmara Federal e assembleia estadual.

Goiás e São Paulo, com  11%, cada, Pernambuco, com 8%, e Espírito Santo, com 7,5%, são as unidades da federação que completam as cinco maiores bancadas de candidaturas agroecológicas identificadas a 32 dias das eleições.

Ao todo, foram registradas adesões de nomes de 12 partidos, de 19 estados. Entre as candidaturas aos legislativos alinhadas às propostas agroecológicas estão as de Alexandre Pires (PSOL/PE), Apolo Heringer (PV/MG), Bohn Gass (PT/RS), Célia Xabriabá (PSOL/MG), Iara Bernardi (PT/SP), Josi Barbosa (PSOL/PB), Leninha (PT/MG), Leonel Radde (PT/RS), Miguel Rossetto (PT/RS), Patrus Ananias (PT/MG), Nilto Tatto (PT/SP), Ramon Lima (PSB/SC), Sonia Guajajara (PSOL/SP) e Valdilene Oliveira (Cidadania/SE). 

Cíntia Dias (PSOL/GO), Indira Xavier (UP/MG) e Weverton Rocha (PDT/MA) são as primeiras candidaturas a governos estaduais a se comprometerem com o movimento, enquanto Gilberto Campos (PSOL/ES), Eugênia Lima (PSOL/PE) e Saulo Arcangeli (PSTU/MA) também garantiram a adesão de suas postulações ao Senado.

A relação completa e atualizada de adesões da campanha Agroecologia nas Eleições está disponível aqui.

Subscrita por meio de assinatura manual ou digital, registro fotográfico e cadastramento online, a carta-compromisso do movimento agroecológico vincula as candidaturas ao apoio e apresentação de proposições e políticas de fomento à produção agroecológica em nível estadual, distrital e federal, nos poderes Legislativo e Executivo. 

A adesão à carta da ANA implica também no compromisso com a atuação em busca da revogação de políticas, legislações e programas recentes que tenham contrariado direitos expressos na Constituição Federal de 1988, como os direitos a alimentação adequada, alimentação escolar, acesso à terra, educação e saúde.

Eixos temáticos

Apresentadas em cinco eixos estruturantes, as demandas expressas na carta-compromisso dialogam com iniciativas consolidadas ao longo dos 20 anos de existência da ANA, período em que se aprofundou a construção e fortalecimento do movimento agroecológico em todo o país. 

Os eixos se organizam entre os seguintes temas: Questões agrária e urbana e direitos territoriais; Enfrentamento da fome e promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional; Ciência, educação e democratização da comunicação e da cultura; Participação democrática e controle social na construção de políticas públicas; e Promoção da igualdade de gênero e racial.

Aberta a novas adesões ao longo de todo o calendário eleitoral pelo site agroecologia.org.br, a campanha busca evidenciar também a importância da participação da sociedade civil na elaboração e execução de políticas robustas de apoio ao setor.

Deputada Leninha de MG foi a primeira candidata do Brasil a assinar a carta-compromisso.

Sobre a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) é um espaço de articulação e convergência entre movimentos, redes e organizações da sociedade civil brasileira engajadas em experiências concretas de promoção da agroecologia, de fortalecimento da produção familiar e de construção de alternativas sustentáveis de desenvolvimento rural. Atualmente, a ANA articula 23 redes estaduais e regionais, que reúnem centenas de grupos, associações e organizações não governamentais em todo o país, além de 15 movimentos sociais de abrangência nacional. Acesse www.agroecologia.org.br 


Informações para imprensa

Assessoria Articulação Nacional de Agroecologia

Thadeu Melo (11) 98646-4747 [email protected]