Por Adriane Canan / Comunicadora popular da Articulação Nacional de Agroecologia – ANA

De São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra/RS, a iniciativa Agroecologia nos Municípios traz notícias da construção coletiva de um Plano Municipal de Apoio e Promoção do Extrativismo Sustentável. O passo inicial é a realização de um diagnóstico que elenca, a partir dos atores e atrizes que trabalham com o extrativismo, os pontos de aprimoramento na prática no rumo da sustentabilidade. O pinhão, semente da Araucária, símbolo cultural da região e do município, tem sido o protagonista neste momento. No entanto, a ideia é trabalhar com a diversidade de espécies nativas.

A mobilização e articulação está em processo, por meio da atuação do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP), consultor estadual da iniciativa Agroecologia nos Municípios, em conjunto com a Rede Ecovida. A parceria com a Prefeitura Municipal de São Chico, como é carinhosamente conhecido o município, a partir da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, tem papel muito importante no desenvolvimento dos caminhos de construção do Plano Municipal de Apoio e Promoção do Extrativismo Sustentável.

De acordo com Tiago Zilles Fedrizzi, do CETAP, para São Francisco de Paula, que já possui forte impulso no turismo ecológico, visibilizar a atividade, ou seja, lançar luz às práticas agrícolas históricas calcadas na esfera do extrativismo sustentável, que valorizam o conhecimento e as práticas locais envolvidas e são responsáveis por gerar renda e conservação ambiental, é a possibilidade de mostrar que floresta em pé é floresta que traz, também, retorno econômico.

São Francisco de Paula foi o município escolhido no Rio Grande do Sul para fazer parte da iniciativa Agroecologia nos Municípios, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). O objetivo é promover, apoiar e sistematizar processos de mobilização e incidência política no nível municipal, visando à criação e ao aprimoramento de políticas públicas, programas, projetos, leis e experiências municipais importantes de apoio à agricultura familiar e à segurança alimentar e nutricional e que fortalecem a agroecologia.