Reflexões do IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA) serão apresentadas no evento “Perspectivas de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia”, realizado na próxima quarta (18), às 18h, na Universidade de Brasília

Foto: upslon

A Articulação Nacional de Agroecologia e a Associação Brasileira de Agroecologia promovem na próxima quarta-feira (13) o debate público  “Agroecologia e Democracia Unindo Campo e Cidade: Reflexões a partir do IV Encontro Nacional de Agroecologia”. A atividade acontece às 18h no auditório da Fundação Oswaldo Cruz, no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, e integra a programação do workshopPerspectivas de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia”.

O secretário executivo da Articulação Nacional de Agroecologia, Denis Monteiro, ressalta que é fundamental estabelecer um diálogo amplo com a sociedade sobre as proposições e preocupações do movimento agroecológico, no atual cenário de ameaças a direitos e retrocessos sociais. “O IV ENA mostrou a riqueza das experiências que estamos construindo e como a agroecologia cresceu com o apoio das políticas públicas no passado recente, com o reconhecimento internacional de seu potencial, e com as parcerias entre os movimentos sociais do campo e a cidade. Mostrou também o quanto a democracia participativa foi importante para construir políticas inovadoras, em espaços como o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). O IV ENA é um grito por mais democracia e temos propostas para enfrentar as múltiplas crises que vivenciamos!”

Ampliando as perspectivas do movimento agroecológico para o campo e a cidade, na oportunidade serão lançados também o vídeo-reportagem e a Carta Política do IV ENA, com a síntese dos principais aprendizados e reivindicações coletivas construídas. As pessoas interessadas podem participar presencialmente, se inscrevendo previamente,ou assistir à transmissão on-line da atividade.

“Agroecologia e Democracia Unindo Campo e Cidade”

Evocando os 30 anos da Constituição de 1988, este lema mobilizou territórios de todo o Brasil para a construção do IV Encontro Nacional de Agroecologia, realizado entre os dias 31 de maio e 03 de junho de 2018 no Parque Municipal de Belo Horizonte (MG). Com 70% do público composto por agricultoras/es familiares, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, o IV ENA contou com 2100 pessoas de todos os estados do país, com representantes de 14 países da América Latina e Caribe e da Europa, além das cerca de 40 mil moradoras/es que visitaram os espaços abertos do evento.

Anunciando as resistências criativas construídas pelas organizações, movimentos e redes de agroecologia nos diferentes territórios e biomas e denunciando violações de direitos e retrocessos sociais, o IV ENA afirmou a agroecologia como projeto de desenvolvimento contra-hegemônico, com soluções concretas para o enfrentamento dos desafios ambientais e sociais.

Ao longo dos seus quatro dias de realização, a programação do Encontro contou com mais de 100 atividades, incluindo plenárias, seminários temáticos, tendas com instalações artístico-pedagógicas dos territórios, vivências e oficinas autogestionadas, Feira de Saberes e Sabores, Feira da Agrobiodiversidade, Espaço da Saúde, Ciranda das Crianças e apresentações artístico-culturais, além de um banquete público agroecológico.