Caso não esteja visualizando as imagens, clique em Mostrar Imagens em seu programa de emails

Boletim da Articulação Nacional de Agroecologia – dezembro de 2014

DE OLHO NA POLÍTICA NACIONAL DE AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA

Ocorreu no dia 20 de novembro, no anexo do Palácio do Planalto, em Brasília, o Balanço do 1º ano do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). Representantes de diversos ministérios e de organizações da sociedade civil, membros da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo), dialogaram sobre as iniciativas em curso e as perspectivas para o próximo período após as eleições presidenciais.
Esse é o primeiro Boletim sobre a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) para informar sobre sua execução a partir das discussões do governo com a sociedade civil no âmbito da Comissão Nacional. A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) produzirá a cada três meses, após as reuniões da CNAPO, informações sobre os eixos temáticos e o balanço da Política.

Leia mais: Movimentos sociais se reúnem com governo para avaliar Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica

ST Sementes da CNAPO

semetes stNo dia 19 de novembro reuniu-se a subcomissão de sementes da CNAPO. Ana Muller, representante da Conab, apresentou proposta de operacionalização da modalidade sementes do PAA e informou que a previsão do órgão é que o programa comece a operar apenas em março de 2015. O prazo dilatado motivou fortes críticas por partes dos movimentos e organizações participantes, dado que, além disso, não foram realizadas compras de sementes por meio do programa em 2014. Ana também apresentou fluxograma indicativo do passo a passo a ser realizado desde a apresentação de demanda por sementes até sua distribuição aos agricultores beneficiários. O instrumento foi também criticado por ter grande ênfase na participação de órgãos públicos. Houve participantes que avaliaram que a ação está assumindo o formato de uma medida para compra e doação de insumos e não o de um instrumento que tenha como objetivo promover a agrobiodiversidade por meio do fortalecimentos das organizações locais e dos guardiões das sementes. A conab disse estar aberta a sugestões tanto sobre a resolução que criou a modalidade PAA sementes como aquelas referentes aos passos para sua operação.

Leia mais…

ST de Produção Orgânica da CNAPO

st producao organicaA Subcomissão Temática de Produção Orgânica (STPORG) se reuniu no dia 18 de novembro, juntamente com a Câmara Temática de Agricultura Orgânica (CTAO) e os pontos do segundo Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) ganharam destaque na conversa. A principal proposta foi que as ações orçamentárias sejam específicas e não genéricas como são hoje: no Plano Plurianual (PPA), orçamento realizado Ministério do Planejamento, por exemplo, tenha recursos direcionados ao plano. É uma forma de já ficar legitimado e do governo assumir esse compromisso com o movimento agroecológico.

Leia mais…

ST de Mulheres na CNAPO

feminismo agroecologiaNa reunião da ST Mulheres, realizada no dia 18 de novembro, foi realizado o balanço das iniciativas do Planapo para as mulheres, sob a responsabilidade do MDA, e tirados alguns encaminhamentos para o próximo Plano.

Leia mais…

ST de Conhecimento da CNAPO

st conhecimentoA subcomissão temática de Conhecimento se reuniu no dia 19 de novembro e teve como pontos de pauta debatidos: Plano de Inovação; Atendimento da Embrapa ao Planapo; Edital CNPq para apoio a redes de extensão; Chamadas de Ater Agroecologia; Monitoramento do Planapo; Informes: Pronara, MEC, etc e encaminhamentos da ST para mesa coordenadora.

Leia mais…

ST Sociobiodiversidade da CNAPO

st sociobioForam constatadas uma séria de ações relacionadas à sociobiodiversidade que devem ser incorporadas no próximo Planapo. Em função da pulverização e sobreposição dessas ações em diversos planos e programas, sob a coordenação de diversos ministérios, de forma desarticulada, foi identificada a necessidade de reunir tudo sob um instrumento vinculado à PNAPO que favoreça a implementação e monitoramento da agenda da sociobiodiversidade e do extrativismo sustentável, no âmbito das diferentes esferas de governo.

Leia mais…

ST de Produção, Fomento, Crédito e Agroindustrialização

IMG 3546A reunião da Subcomissão Temática de Produção, Fomento, Crédito e Agroindustrialização ocorreu no dia 19 de novembro. Havia uma subdivisão no grupo para discutir legislação sanitária, então foi apresentado o funcionamento de todo o processo dentro do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (MAPA) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Chegou-se a conclusão de que hoje a perspectiva de ampliação da participação dos produtos dos agricultores familiares, extrativismo e comunidades tradicionais,passanecessariamente por uma reconstituição de todo o arcabouço jurídico existente.

Leia mais…

 


Secretaria Executiva da ANA
Rua das Palmeiras nº 90 – Botafogo – Rio de Janeiro – CEP 22.270-070
http://www.agroecologia.org.br | Acesse a ANA no Facebook
Fone: 21 2536-7390 | Fax: 21 2233-8363
Para deixar de receber o boletim da ANA, clique aqui: [UNSUBSCRIPTIONURL]