jorgManifestamos nosso pesar pelo falecimento do amigo, companheiro e mestre Jorg Zimmermann, intelectual e militante do movimento agroecológico brasileiro. Solidarizamo-nos com a família e com os muitos amigos de Jorg e pedimos forças para superar este momento difícil.

 

Jorg ficará para sempre em nossa memória. Uma pessoa linda, profissional de enorme competência, simples e atento como os grandes mestres, Jorg sempre se entusiasmou na defesa da agroecologia, dos povos e comunidades tradicionais, do extrativismo e dos sistemas agroflorestais. Era admirado por todos, dentre outras razões, pelo brilho nos olhos ao ouvir falar o povo simples da roça, ao qual ele dedicou a sua inteligência brilhante. Quando trabalhou como gestor público, nunca perdeu a simplicidade e o compromisso genuíno com os agricultores e agricultoras e com a agroecologia, sempre com firmeza, ternura e serenidade.
Mesmo com a saúde já fragilizada, dedicou, nos seus últimos dias, muita atenção ao III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA). Jorg foi fundamental para o sucesso do III ENA. Nosso amigo também deu uma contribuição decisiva para a construção da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.

As conversas, a leitura dos seus textos e a confiança com a qual trabalhava com os mais jovens farão com que as suas ideias e a sua força vivam por muitas gerações.
Ao nosso grande amigo e mestre, o nosso adeus. Sentiremos muitas saudades. Que descanse em paz.