A Universidade Federal Rural do Semi-Árido vai sediar entre os dias 01 a 04 de maio, o XIV Encontro Regional de Agroecologia (XIV ERA – Nordeste). Para este ano, o tema escolhido foi “O Papel da Agroecologia no Fortalecimento da Identidade Camponesa”. As atividades vão acontecer no Campus Leste da Ufersa Mossoró. A expectativa dos organizadores é de uma participação de 500 universitários das mais diversas universidades do país, dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Agroecologia, Ciências Biológicas, Ecologia, Economia Doméstica, entre outros das áreas das ciências agrárias e sociais. As inscrições para o evento para as demais pessoas interessadas em participar do XIV ERA ainda estão abertas até o dia 01 de maio, no site: www.eramossoro.wix.com/ufersa.
O ERA irá proporcionar o diálogo sobre questões relacionadas ao campo brasileiro, inclusive, sobre a atual crise de identidade do campesinato. O protagonismo das mulheres camponesas e as contradições do agronegócio também são temas que serão abordados no Encontro que tem como objetivo garantir também espaços de capacitação profissional na perspectiva de uma formação acadêmica comprometida com os princípios agroecológicos e técnicas de produção voltadas para um modelo sustentável de produção agrícola.
Um dos pontos chaves do XIV ERA será a denúncia do Perímetro Irrigado Santa Cruz do Apodi que vem sendo instalado na Chapada do Apodi. O encontro também conta com espaços de painéis paralelos, oficinas práticas, vivências a experiências agroecológicas e se encerra com um ato público pelo Centro de Mossoró.
Além dos universitários, o XIV ERA vai reunir agricultores, palestrantes de várias partes do Nordeste, bem como representantes das mais diversas entidades estudantis, Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF), Grupo Verde de Agricultura Alternativa (GVAA) e Coletivo Feminista Maria Bonita (COMA) entre outras como Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Associação dos Produtores e Produtoras da Feira Agroecológica de Mossoró (APROFAM) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).
Para maiores informações e dúvidas a respeito do encontro, os interessados podem encontrar no site oficial do evento www.eramossoro.wix.com/ufersa, ou através do e-mail [email protected]. Outras páginas relacionadas ao encontro também podem ser encontradas em grupos e comunidades nas redes sociais como o Facebook: www.facebook.com/groups/231128200403553
*** Outras informações e entrevistas entrar em contato com:
André Passos ( 9142-2849);
Igor Mendonça (9612-8865);
Maria Clara Dias (9944-7666).