vila tocantinsAs boas iniciativas de feira da agricultura familiar estão se multiplicando na região do Bico do Papagaio – TO.

Com grande expectativa e aceitação pela população do município de Esperantina, a Cooperativa de Produção e Comercialização dos Agricultores Familiares Agroextrativistas e Pescadores Artesanais de Esperantina (COOAF-Bico) inaugurou a Feira da Agricultura Familiar de Vila Tocantins, nesse domingo, dia 09.

A inauguração da Feira foi animada pelos os(as) agricultores(as) dos Projetos de Assentamento Pingo D´Agua, Santa Cruz Setor Campestre e Mulatos que se organizam e trouxeram para a feira uma diversidade de produtos produzidos no próprio município, mostrando a riqueza que vem da terra.

“Agora a população de Esperantina poderá contar com produtos vindo direto da roça, todos os domingos, pela parte da manhã, na Vila Tocantins. Mas, a intenção é multiplicar essa iniciativa para outros pontos do município”, comenta Maria Senhora, presidenta da COOAF-Bico.

A iniciativa, resultado da parceria da APA-TO com a COOAF-Bico e do  o apoio da Brazil Foundation, Fastenopfer, Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) Rurais de São Sebastião, Buriti e Esperantina e da Prefeitura de Esperantina, que cedeu o espaço para os(as) agricultores(as) realizarem a feira,  surgiu com o propósito de criar novos espaços de comercialização para os(as) agricultores(as) familiares organizados na cooperativa e proporcionar a população local, alimentos naturais e saudáveis, direto do agricultor e da agricultora e com isso, contribuir para a geração de renda e  dinamização da economia local.

“Uma das importâncias dessa feira é que traz para os(as) consumidores(as) produtos obtidos a partir da conservação e valorização da cultura e dos recursos naturais locais, como polpas de frutas, mel, macaxeira, mesocarpo, azeite, farinha, tapioca, pimenta, abóbora, plantas medicinais dentre tantos outros produtos, ofertando à todos  os sabores e saberes que vem da terra”, frisa a assessora da APA-TO, Yuki Ishii.

(*) Divulgação da APA-TO.