Feira Rosário 4Foi realizada na manhã do dia 09 de julho a Feira Agroecológica de Rosário, uma das iniciativas do Circuito de Feiras Agroecológicas da Região do Munim/MA, rede micorregional de comercialização solidária formada por organizações formais e informais de agricultores/as, entidades de apoio e famílias agricultoras. Além da Feira Agroecológica de Rosário (que teve sua primeira edição deste ano), fazem parte do circuito organizações e agricultores/as que promovem a Feira Agroecológica de Morros vem sendo realizada com periodicidade quinzenal neste município. Edições das feiras de Presidente Juscelino e Cachoeira Grande estão previstas para iniciar ainda neste semestre.

 

Feira Rosário 2Na oportunidade estavam presentes 23 agricultores e agricultoras familiares de 13 povoados dos PAs São João do Rosário, Tingidor, Renascer e Bom Jesus III. Destaque para a participação feminina que representaram mais de 90% dos agricultores/as presentes. A Feira Agroecológica, realizada pela Associação Agroecológica Tijupá e organizações dos agricultores/as, em parceria como INCRA e como apoio pontual da Secretaria de Agricultura de Rosário apresentou grande variedade de produtos oriundos dos quintais, roçados e agroecossistemas adjacentes aos povoados com agricultores parceiros/as da TIJUPÁ, além de comida caseira (destaque pra deliciosa galinha caipira da Dona Nelma), produtos não alimentares (PNAs), artesanato, mudas de plantas e produtos do agroextrativistas.

Feira Rosário 3Na visão da TIJUPÁ, agricultores/as e parceiros a promoção dos espaços de feira é fundamental no sentido de fomentar a produção agroecológica, a autogestão na produção e comercialização e a promoção do comércio justo e solidário, ofertando produtos de qualidade a preços populares para a população dos municípios da Região do Munim. Além da participação nas feiras boa parte destes agricultores/as, através de suas organizações produtivas, tem participado ativamente dos processos do mercado institucional através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que vem sendo acessados a partir da intervenção direta destas organizações junto aos poderes públicos locais. O conjunto destas iniciativas reforçam a necessidade de maiores investimentos em iniciativas populares e políticas públicas que fortaleçam circuitos curtos de comercialização e cadeias agroalimentares locais no sentido de dar alternativas à população local que padece com o abastecimento quase que exclusivamente composto por produtos oriundos de outros estados e da capital – por sinal, carregado de agrotóxicos – e na perspectiva de gerar renda dentro do próprio município o que tem efeito altamente positivo pra economia local.

Feira Rosário 9A população rosariense e demais visitantes manifestaram total apoio à Feira que terá periodicidade, inicialmente, mensal sendo que a próxima edição esta marcada para o dia 06 de agosto no mesmo local – em frente o Terminal Rodoviário. Praticamente todos os produtos ofertados foram vendidos – alguns em tempo recorde como o arroz torrado que “não deu pra quem quis”. A construção de uma feira como esta realizada pelos agricultores/as e organizações de apoio e com a formação de uma clientela de consumidores/as dispostos a consumir produtos agroecológicos a preços justos (bem diferente dos orgânicos das gôndolas de supermercados que cobram preços exorbitantes acessíveis somente a uma minoria com alto nível de renda) reforçam a ideia de que a agroecologia pode se tornar um modo de vida, e que a agricultura familiar é o caminho para a soberania alimentar e nutricional dos povos.

Feira Rosário 1Felizes, otimistas e altamente motivados por esta iniciativa coletiva e seus resultados, os agricultores/as presentes se pronunciaram durante a feira:
“essa feira foi muito boa, eu gostei, vendi meus produtos e quero voltar outras vezes”
Sr. Ribamar – PA Renascer

“…eu sempre estive nas feiras. E hoje eu agradeço primeiramente a Deus, depois a Tijupá e a nós todos por esta feira quero vir em todas”Feira Rosário 7
Sra. Francisca de Paula – P.A Bom Jesus

(*) Fonte: Associação Agroecológica Tijupá.