congresso contagCom o objetivo de fortalecer o movimento sindical para melhorar a qualidade de vida no campo, a CONTAG realizará o seu 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR) e elegerá a nova diretoria para a gestão 2013-2017, no período de 4 a 8 de março de 2013, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/ DF. São esperados mais de 2.500 delegados e delegadas de todo o país, que aprovarão as deliberações da categoria para os próximos quatro anos.

Um diferencial deste Congresso é que ele ocorrerá no ano em que a CONTAG completará o seu cinqüentenário. São 50 anos de conquistas e avanços pela melhoria das condições de vida e trabalho dos milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais, compreendendo o campo como espaço de vida onde as pessoas produzem e reproduzem sua existência, com valorização da natureza e do patrimônio sócio-cultural de homens e mulheres que, nesta trajetória, também contribuíram para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A CONTAG sempre teve um papel destacado no cenário político nacional, na luta pelas liberdades democráticas, contra a ditadura militar, na defesa da anistia, na mobilização pelas eleições diretas e na convocação da Assembleia Nacional Constituinte. Durante a elaboração da Constituição Federal de 1988, a Confederação realizou diversas mobilizações e ações em defesa dos direitos da categoria, obtendo conquistas históricas que até hoje proporcionam melhorias significativas no cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, como a constituição do Sistema de Seguridade Social, a inclusão do trabalhador rural no Regime Geral da Previdência Social, a igualdade de direitos entre urbanos e rurais, a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e muito mais. E o CNTTR é um espaço estratégico de discussão e decisão dessas e de outras questões essenciais para a categoria, para o campo e para a sociedade.

PROGRAMAÇÃO

A solenidade de abertura está prevista para as 19 horas do dia 4 de março e a expectativa da entidade é receber diversas lideranças e autoridades nacionais e internacionais, representantes do governo, de movimentos sociais e eclesiásticos, de ONGs, dentre outros. Antes, ainda no período de credenciamento das delegações, acontecerá um seminário internacional que abordará o tema da violência no campo.

Na manhã do dia 5 de março acontecerão duas conferências. A primeira tratará do modelo de desenvolvimento e sustentabilidade no campo e, a segunda, dos desafios para a estrutura e organização sindical do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Os conferencistas serão Adriano Campolina e Socorro Silva, consecutivamente. No mesmo dia serão iniciados os trabalhos em grupo, que se estenderão até o dia 6. Os delegados e as delegadas farão o debate sobre o avanço do capitalismo no campo e seus impactos; o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com foco na Agricultura Familiar e no Meio Ambiente, na Reforma Agrária, na Soberania e Segurança Alimentar e nos sujeitos políticos do campo; e o Sindicalismo, tratando de temas fundamentais referentes à organização e representação do MSTTR no campo brasileiro.

No dia 7 de março será realizada a Plenária, com discussão e votação das propostas vindas dos GTs. No final da tarde, após encerrar as discussões e votações da Plenária, acontecerá o ato de celebração do Dia Internacional da Mulher.

Já no último dia, 8 de março, ocorrerá o processo eleitoral para a nova diretoria da CONTAG.

Durante o 11º CNTTR também será dada a largada às comemorações dos 50 anos da CONTAG, com a apresentação do calendário de atividades alusivas à data, exposição histórica, dentre outros.

Portanto, para o presidente da Confederação, Alberto Broch, a expectativa é que este seja um grande congresso. “Vamos protagonizar intensos debates e a aprovação de deliberações que visam fortalecer a organização dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais e a implementação do nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”.

(*) Fonte: Imprensa CONTAG – Verônica Tozzi. Foto: Ilustração Sattu Rodrigues.