paa na telaOs vencedores do Prêmio PAA na Tela receberão amanhã (28), no auditório do Palácio do Planalto, em Brasília, o prêmio pelos melhores registros em vídeo sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Cada vídeo receberá um prêmio de R$ 5 mil. O objetivo é valorizar e estimular a participação das organizações da agricultura familiar e do extrativismo nesse processo. Além das organizações fornecedoras de alimentos para o PAA, participaram associações e cooperativas que acessam a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobidiversidade (PGPM-Bio), e instituições e beneficiários consumidores que receberam alimentos e/ou sementes doadas pelo PAA.

Os vídeos que concorreram ao prêmio, com duração de 03 a 05 minutos cada um, foram avaliados em três categorias: estoque, doação e PGPMBio. Os critérios de avaliação se basearam na originalidade, criatividade, clareza na mensagem, espontaneidade dos depoimentos, dentre outros fatores. Ao todo foram premiadas 20 iniciativas, de diversas regiões do país. Extrativistas, quebradeiras de coco, povos indígenas e quilombolas, pescadores artesanais, dentre outros setores, foram contemplados na premiação. A comissão julgadora foi composta por seis instituições: Consea, Ministério do Desnevolvimento Social e Combate à Fome, Ministério das Relações Exteriores, BNDES, Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Ibase.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado pelo Governo Federal em 2003, e representa um marco na comercialização da produção da agricultura familiar. Fortalece os grupos e a articulação dos circuitos econômicos locais, assim como a diversificação da produção. Tem como objetivo gerar renda e segurança alimentar entre outras ações articuladas, melhorando o padrão de vida dessas famílias. A PGPM-Bio, por sua vez, tem o mesmo propósito voltado às reservas agroextrativistas nas florestas, de modo a melhorar a condição de vida da população local, preservar os recursos naturais, e o possibilitar o desenvolvimento social e econômico justo, além de garantir a sustentação de preços dos produtos da biodiversidade brasileira.

Veja os vídeos premiados http://www.conab.gov.br/imprensa-videos.php