Alguns dos participantes do Encontro Nacional de Diálogos e Convergências, realizado entre os dias 26 e 29 de setembro de 2011, em Salvador (BA), foram entrevistados pela produtora Aicó Cultura e os vídeos agora estão disponibilizados na internet.

 

Agroecologia, Saúde e Justiça Ambiental, Soberania Alimentar, Economia Solidária e Feminismo são os temas apresentados por integrantes de movimentos sociais, estudiosos e trabalhadores dos biomas brasileiros.

O EncontroBuscando Alternativas e A construção da soberania nos territórios são os títulos das gravações. Por meio de entrevistas são questionados problemas graves, mas saídas são apontadas. Conforme a própria carta política elaborada coletivamente no decorrer do evento diz, “estamos apenas no início de um processo que se desdobrará em ambientes de diálogos e convergências que se organizarão a partir dos territórios, o lugar onde nossas lutas se integram na prática”.

Quais os desafios na construção e defesa de outro modelo de desenvolvimento, é um dos questionamentos das organizações. Denúncias apontam, por exemplo, a venda de 1 milhão de toneladas de agrotóxicos para a cadeia produtiva agrícola brasileira (Fonte:Sindad), o que corresponde a 5,2 litros de veneno consumido por pessoa neste ano. Pesquisas realizadas apontam a contaminação de 100% das amostras de leite materno examinadas em determinadas regiões. É com experiências agroecológicas bem sucedidas pela agricultura familiar que os movimentos respondem a esse cenário.

“A disputa pela terra é um elemento essencial, mas não o suficiente. Porque você pode ter terra e não ter o território: você pode ter a posse, mas não ter o acesso aos seus recursos naturais e culturais. Assim você não é um ator com autonomia para definir o seu futuro”, destaca Paulo Petersen, da Assessoria a Serviços e Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA).

O surgimento de redes solidárias de produção, comercialização e consumo para fortalecer a economia e cultura das populações nos territórios é outra resposta a esse modelo predatório e excludente. Manter a diversidade e o direito desses cidadãos é fundamental nesse sentido.

Veja os vídeos em http://vimeo.com/album/1810427