Notícias

“Sociedade e Economia do Agronegócio: um estudo exploratório”, com e-books, pesquisas e estudos para baixar

O saite “Sociedade e Economia do Agronegócio: um estudo exploratório” envolve pesquisadores de diferentes instituições, com o objetivo de realizar um mapeamento das relações sociais que configuram o chamado “agronegócio” no Brasil atual, procurando estabelecer seus vínculos com as políticas estatais e com as estratégias de grandes empresas a que está associado.

 

A pesquisa desenvolve-se em várias frentes, da investigação bibliográfica e dos levantamentos cartográficos e estatísticos ao trabalho de campo, de cunho antropológico ou sociológico. Têm sido objeto de investigação empírica sistemática a região sojicultora em torno da BR-163, em Mato Grosso, e a região produtora de oleaginosas e do “Café do Cerrado” no Triângulo Mineiro. Alguns estudos também têm sido realizados no Oeste da Bahia.

 

 

O estudo é coordenado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação de Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (PPGSA/IFCS/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, ligado à mesma universidade (PPGAS/MN/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). De seu quadro fazem parte professores e alunos desses centros de pesquisa, bem como de outras universidades.

 

Seu acervo inclui dissertações, teses e e-books. Entre outros, já é possível baixar os seguintes estudos, entre teses, dissertações e artigos:

 

 

Além disso, o saite também disponibiliza os seguintes e-books, para serem baixados:

 

A MARCHA DOS ‘PEQUENOS’ PROPRIETÁRIOS RURAIS: TRAJETÓRIAS DE MIGRANTES DO SUL DO BRASIL PARA O MATO GROSSO, de CRISTIANO DESCONSI

 


DINÂMICAS E ESTRATÉGIAS DAS AGROINDÚSTRIAS DE SOJA NO BRASIL , de VALDEMAR J. WESZ JUNIOR


GENTE DE FORA: VIDA E TRABALHO DOS ASSALARIADOS DO CAFÉ EM UMA REGIÃO DE MINAS GERAIS, de ROBERTA BRANDÃO NOVAES

Baixar Mais informação

O LUGAR DO PROGRESSO: FAMÍLIA, TRABALHO E SOCIABILIDADE EM UMA COMUNIDADE DE PRODUTORES DE CAFÉ DO CERRADO MINEIRO, de HAILTON PINHEIRO DE SOUZA JR

Baixar Mais informação

Com informações enviada por Sérgio Pereira Leite. Matéria reproduzida do site Racismo Ambiental.

Dexe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.