O governo federal comprará sementes crioulas e distribuirá para famílias que vivem em extrema pobreza. Serão investidos mais de R$ 800 mil. As sementes crioulas são cultivadas e melhoradas, passando por várias gerações, pelo próprio agricultor familiar.

O milho vermelho e amarelo, além do feijão rosa e o leite, dentre outros, são exemplos de cultivos do povoado Boa Vista, em Maravailha, no sertão de Alagoas. As sementes são guardadas em garrafas pet ou cilindros de zinco bem vedados nos bancos comunitários de sementes, para preservar a qualidade. Cerca de 40 toneladas cultivadas por mais de 80 agricultores estão armazenadas para serem vendidas ao governo federal.

Essas sementes crioulas foram incluídas no Programa Brasil sem Miséria, e a compra será realizada pela Companhia Nacional da Abastecimento (CONAB), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As sementes serão distribuídas às famílias pobres cadastradas no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

“Estamos acreditando, mas ainda está em pendência por causa da demora da comercialização. E muitos não têm condições de esperar”, afirmou Antônio de Lima, presidente da Associação de Agricultores.

Somente depois de um teste de germinação das sementes, realizado pela CONAB, elas pdoerão ser comercializadas. A previsão do governo é que elas sejam compradas em abril.

Veja a matéria completa em : http://g1.globo.com/economia/globo-rural/videos/t/edicoes/v/sementes-crioulas-vao-ajudar-a-melhorar-a-vida-de-muitas-familias/1843329/