Lívia Bacelete* e Priscilla Souza**
Montes Claros – MG
05/03/2012

O VIII Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido (EnconASA) ganha mais energia e fôlego a cada dia. A ASA Minas esteve reunida com representantes da ASA Brasil, nos dias 27 e 28 de fevereiro, em Montes Claros, Minas Gerais, para discutir e planejar o Encontro, que pela primeira vez acontecerá no estado.

 

O EnconASA teve a data redefinida após a rede ASA avaliar que para garantir um bom encontro era necessário expandir o tempo – que, a princípio, estava agendado para julho de 2012 – afim de garantir a organização do evento, mobilização de recursos e preparação do estados. Assim, o VIII EnconASA acontecerá nos dias 19 a 23 de novembro de 2012, na cidade de Januária, que fica no Norte de Minas Gerais, as margens do Rio São Francisco.

Durante a reunião, foram aprofundados as temáticas do Encontro, a programação, mobilização nas comunidades, metodologia, além de repassados as ações e planejamentos das comissões. Para a realização do VIII EnconASA deste ano, a ASA Minas tem se organizado em comissões de infraestrutura, feira, ato público, mística, cultura, comunicação, visitas de intercâmbio, finanças e metodologia.

“Estamos trabalhando para que as pessoas se sintam bem acolhidas e conheçam nosso semiárido mineiro”, explica Valquíria Lima, da coordenação executiva da ASA Minas. Ela acredita que o Encontro é um ponto de chegada e de partida para a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA Brasil). “Queremos que todos se preparem para estar aqui e, a partir daí, pensarmos os novos rumos da ASA”.

* Assessora de Comunicação da Cáritas Regional Minas Gerais
** Comunicadora Popular ASA