Foto: Valter Campanato/ABr

NOTA DE RECONHECIMENTO AO TRABALHO DE MARIA FERNANDA COELHO – SG/PR

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) agradece à Maria Fernanda Coelho pelo trabalho desempenhado à frente da Secretaria Executiva da Secretaria Geral da Presidência da República. Sua trajetória profissional é marcada pela relação atenta e respeitosa com os movimentos sociais e suas pautas.

Reconhecemos seu importante papel para a reorganização dos espaços de participação e controle social, como o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo), e de implantação do novo Conselho Nacional de Participação Social, que reafirmam o compromisso com o aperfeiçoamento da democracia e a garantia da cidadania.

Valorizamos também o esforço da equipe da Secretaria Geral que esteve sob sua gestão para a concretização da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional como lugar do exercício coletivo da cidadania para a formulação de novas propostas e aprimoramento de programas e políticas já existentes que relacionam a Agroecologia e a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional sob a égide  do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas.

Ao iniciarmos o segundo ano do governo, a ANA tem a expectativa de que a democracia participativa seja fortalecida com a dinamização dos espaços de participação social. Esperamos que o exemplo inspirador de Maria Fernanda na escuta e acolhimento a organizações, redes e movimentos populares, siga dinamizando e fortalecendo o Sistema de Participação Social, para o qual a Cnapo e o Consea, assim como outros conselhos e comissões, têm muito a contribuir. 

Desejamos à companheira Maria Fernanda felicidade e êxito nos novos caminhos a serem percorridos  e que possamos seguir  juntas e juntos travando sempre o bom combate.

Articulação Nacional de Agroecologia – ANA