Os preparativos do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) vêm ganhando força cada vez mais. Na última quinta-feira, dia 10 de agosto, representantes da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) lançaram o formulário para cobertura colaborativa do Congresso.

Com isso, comunicadoras/es do Brasil inteiro poderão contribuir voluntariamente, tanto de forma presencial, como à distância. O XII CBA é uma realização da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e será realizado entre os dias 20 e 23 de novembro, no Rio de Janeiro/RJ.

O lançamento aconteceu durante o Encontro Virtual de Comunicação Agroecológica, promovido pela Coletiva de Comunicação e Cultura da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e teve como tema “Na Teia da Comunicação Popular do XII CBA”.

Com o lema “Agroecologia na Boca do Povo”, o CBA recebeu 3.100 trabalhos de todas as regiões do Brasil. Na oportunidade, também foi apresentada a identidade visual do evento, com elementos simbólicos que retratam a construção coletiva que permeia todo o CBA.

Segundo Natália Almeida, integrante da coordenação da ABA e do CBA, a proposta foi trazer um lema que poderia ser rapidamente comunicado. “É uma mensagem muito simples que é botar a agroecologia na boca do povo, na boca da ciência, na boca da arte, da boca cultura, na boca do governo federal”. Ela também reforçou que a Comunicação, Arte e Cultura fazem parte de um eixo do Congresso que recebeu trabalhos e que também terá debates na programação.

De acordo com Vanessa Cancian, coordenadora da Comissão de Comunicação, Arte e Cultura do CBA, o trabalho está dividido nas subcomissões: Comunicação visual, Loja CBA, Acessibilidade, Redes sociais e site do CBA, Assessoria de comunicação, Festival de Arte e Cultura (FACA), Cenografia e ocupação dos espaços, Festival de Cinema, Rádio CBA e Residência artística. “Agora queremos divulgar a cobertura colaborativa que vai nos auxiliar nos processos da comunicação e fazer com que o CBA chegue cada vez mais longe”, finaliza.

Quem quiser fazer parte dessa cobertura deve preencher o formulário (https://bit.ly/Formulario-Cobertura-CBA) e, para mais informações, pode acessar o site https://cba.aba-agroecologia.org.br/ e as redes sociais da ABA: Instagram, Facebook e Twitter.