Foto: João Paulo Fotografia

Por Élida Galvão

No período de 23 a 25 de março de 2023, acontece, em Santarém (PA), o Encontro Paraense de Agroecologia. Com o tema ‘Agroecologia, tecendo redes por Soberania Alimentar e Popular nos territórios Amazônicos’, o Encontro reúne cerca de 200 pessoas, com os objetivos de articular a construção da Rede Paraense de Agroecologia e dialogar sobre a agroecologia enquanto alternativa para uma sociedade social e ambientalmente justa, que garanta os direitos de todes.

Momento de mística do encontro – Foto: João Paulo Fotografia

A programação conta com mesas de debates e dinâmicas de apresentação de projetos comunitários em torno das temáticas da homeopatia da terra, sistemas agroflorestais, criação de abelhas, questão agrária e formas de gestão territorial na Amazônia, segurança alimentar e nutricional e circuitos curtos de mercado.

O evento tem um público participante vindo das regiões do Baixo Amazonas, Transamazônica, BR 163, Baixo Tocantins, nordeste e sudeste paraense. Estão reunidos indígenas, quilombolas, agricultores/as familiares, agroextrativistas, pesquisadores/as e representantes dos movimentos sociais.

Plenária do evento – Foto: João Paulo Fotografia

Entre os convidados, estão Maria Emília Pacheco, da FASE e Articulação Nacional de Agroecologia; Fábio Pacheco, representante da Articulação Nacional de Agroecologia na Amazônia (ANA Amazônia); Daniele Wagner, professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Momentos do Encontro Paraense de Agroecologia – Foto: João Paulo Fotografia

O encontro é realizado por um conjunto de organizações da sociedade civil, entre elas, FASE, Fundo Dema, ANA Amazônia, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Santarém,  IALA Amazônico, Movimento Camponês Popular, Rede de Agroecologia, Apacc, Guardiões do Bem Viver, Feagle Pae La Grande, Raizes Bacuri, Asapab Pirocaba, Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Santarém, Associação de Mulheres AmaBela e Rede Bragantina de Economia Solidária no Pará.

Fotos: João Paulo Fotografia

Maria Emília Pacheco, ex-presidenta do Consea, integrante do Núcleo Executivo da ANA e assessora da Fase – Foto: João Paulo Fotografia

Fábio Pacheco, integrante da ANA Amazônia. Foto: João Paulo Fotografia