Lohan dos Santos, jovem liderança do Quilombo do Campinho, Paraty/RJ, integrante do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), comunicador popular e representante da agroecologia, faleceu na última madrugada de sábado, 11 de março de 2023.

Estas palavras fazem parte de uma pequena homenagem para lembrar que essa partida repentina e jovem deixou muitas sementes, pois Lohan levou uma vida que marcou a história das pessoas que o conheceram. Junto com sua família e comunidade, ele sempre esteve construindo as bandeiras luta da sua terra. Honrou a agroecologia, trabalhou sempre com aquele sorriso no rosto e a simpatia de quem sabia estar sendo guiado pelos seus ancestrais na promoção e defesa dos territórios tradicionais.

Lohan era um dos representantes do FCT e do Observatório de Territórios Sustentáveis da Bocaina (OTSS) na construção do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia. Esteve conosco no encontro ampliado, na sede da Ação Cidadania, em um momento que colhíamos sonhos. Nós da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) queremos registrar que seu desejo de garantir Jongo e comidas tradicionais no XII CBA — Congresso Brasileiro de Agroecologia, será mais que atendido. O Jongo do Quilombo do Campinho, com outras tantas rodas do estado do RJ, estará presente cantando em sua homenagem e você estará lá conosco, querido.

Lohan também foi uma das lideranças do Núcleo Jovem do FCT que, desde o início da Agenda de Saúde e Agroecologia, construiu com a equipe da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz, diversas atividades centradas no fortalecimento da agroecologia, dentre as quais destaca-se, mais recentemente, a valiosa contribuição para o Projeto Ará – Agroecologia, Saúde e Territórios.

Lohan era abraço forte e sincero. Lohan foi gigante!

O movimento da agroecologia no Brasil – a ABA, a Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e a equipe de Saúde e Agroecologia – Fiocruz se solidarizam com a família e com toda comunidade do Quilombo do Campinho.

Uma bonita e histórica construção a partir da agroecologia pulsa no Campinho, e Lohan é semente!