As eleições presidenciais de 2022 têm significado histórico para nosso país. Estamos diante da necessidade de defender a democracia e da oportunidade de voltar a fortalecer o Estado e as instituições que prestam serviços essenciais para a população. 

O modo autoritário e fascista de Jair Bolsonaro governar trouxe de volta para o Brasil a fome e a miséria, retirou direitos da classe trabalhadora, aumentou a violência e acentuou preconceitos. Sua irresponsabilidade levou nosso país à triste marca de quase 700 mil mortes por Covid-19, sendo que cerca de 400 mil mortes poderiam ter sido evitadas, segundo o relatório da CPI da Covid produzido pelo Senado Federal.

O compromisso histórico de Lula com o povo brasileiro e com a garantia dos direitos humanos, incluindo os direitos à alimentação, à saúde e à educação, é conhecido por nós e reconhecido internacionalmente. Quando foi presidente, Lula criou e consolidou espaços de diálogo do governo com a sociedade, aumentou a renda da população mais pobre, ampliou o acesso à educação e aos serviços de saúde, criou e fortaleceu políticas para a conservação ambiental.

É nosso dever reconhecer que a vida das agricultoras e dos agricultores familiares, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais, das populações extrativistas e das periferias das cidades melhorou muito com políticas implementadas nos governos Lula e Dilma, a exemplo da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. 

Sabemos que a conquista e manutenção de direitos depende da capacidade de organização e participação da população. Por isso, afirmamos que a ANA seguirá mobilizando a sociedade, dando visibilidade às iniciativas agroecológicas que contribuem para o desenvolvimento em bases sustentáveis e cobrando do governo ações e políticas a favor da produção de comida de verdade, do abastecimento alimentar, da ciência e inovação tecnológica, da garantia de direitos territoriais e da superação das desigualdades. 

Mas sabemos também que a participação popular acontece apenas em um ambiente democrático que, neste momento da história, somente poderá ser restituído com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Ao olhar para o passado, reconhecemos os avanços democráticos conquistados durante os governos do presidente Lula. E ao olhar para o futuro, enxergamos nas propostas de governo do candidato Lula possibilidades reais de melhoria da vida das famílias brasileiras. Mas, para que isso aconteça, precisamos agir no presente. É com este objetivo, para que possamos juntas/os reconstruir o Brasil e voltar a sorrir, que a Articulação Nacional de Agroecologia convoca toda a população a unir forças e, no dia 30 de outubro de 2022, eleger Lula presidente!

Para baixar a Carta Aberta diagramada, clique aqui.