Por Rafael Oliveira / Comunicador popular da Articulação Nacional de Agroecologia – ANA

O município de Goiás (GO), localizado a 150 km da capital Goiânia, lançou, no mês de julho, uma iniciativa de apoio à população em situação de vulnerabilidade e à agricultura familiar. Batizado de Vale Feira, o programa social disponibilizará, mensalmente, R$ 80,00 a cerca de 200 famílias de baixa renda da cidade, que poderão utilizar o valor na compra de alimentos de agricultoras e agricultores familiares de assentamentos da região.

Comida saudável, adquirida diretamente das mãos de quem planta, zela e colhe. Atravessador não tem vez, não! O que vai ter mesmo é feijão, arroz, abóbora, macaxeira, farinha de puba, batata, cebolinha, coentro, pequi, caju e muito mais no prato de quem precisa.

O Vale Feira é fruto da mobilização da sociedade e da parceria com o poder público. Participaram de sua criação organizações que lutam pela reforma agrária e a Prefeitura Municipal. Essa é uma das ações populares que estão sendo sistematizadas em todo o Brasil pela iniciativa Agroecologia nos Municípios, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

O objetivo é promover, apoiar processos de mobilização e incidência política no nível municipal, visando à criação e ao aprimoramento de políticas públicas, programas, projetos, leis e experiências municipais importantes de apoio à agricultura familiar e à segurança alimentar e nutricional e que fortalecem a agroecologia.