Por Paula Andreas

Comunicadora popular da Articulação Nacional de Agroecologia – ANA

Na próxima sexta-feira, dia 18 de junho, de 09h às 11h, será iniciado o Ciclo de Formação para contribuir com a construção do Plano Municipal de Agroecologia no município de São Miguel do Gostoso/RN. Uma ação que acontecerá de mãos dadas entre a sociedade civil organizada, a agricultura familiar local e o poder público municipal.

Esse trabalho faz parte da iniciativa “Agroecologia nos Municípios”, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). O objetivo é promover, apoiar e sistematizar processos de mobilização e incidência política no nível municipal, visando à criação e ao aprimoramento de políticas públicas, programas, projetos, leis e experiências municipais importantes de apoio à agricultura familiar e à segurança alimentar e nutricional e que fortalecem a agroecologia.

A proposta é que o Ciclo de Formação seja realizado quinzenalmente, como instrumento de preparação para a criação do Plano Municipal. Nesta primeira live, que acontecerá na sexta-feira, dia 18 de junho, haverá a participação do professor e educador popular Abdalaziz de Moura, com o tema “Educação contextualizada para o semiárido – elementos para a construção do Plano Municipal de Agroecologia de São Miguel do Gostoso”.

O Ciclo de Formação busca ainda garantir que o Plano de Agroecologia seja construído de forma integrada às políticas de saúde, educação, assistência social, agricultura e meio ambiente, a partir da definição de estratégias para o desenvolvimento de políticas públicas municipais.

Essa ação acontece graças à parceria do Fórum de Participação Popular nas Políticas Públicas de São Miguel do Gostoso com a Prefeitura Municipal, a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), a Rede Xique Xique, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), além do apoio de diversas entidades e organizações de atuação municipal, estadual e federal.