Mulheres e agroecologia Notícias

Encontrão das Quebradeiras de Coco Babaçu acontece em São Domingos do Araguaia no Pará

Texto publicado originalmente no site do MIQCB

Cerca de 300 quebradeiras de coco babaçu do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, além das instituições parceiras do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu e convidados, se reúnem no VIII Encontrão intitulado “Mulheres quebradeiras de coco: Resistência nos babaçuais”. A atividade, que elegerá a coordenação geral do MIQCB, está sendo realizada de 07 a 09 de fevereiro, pela primeira vez em terras paraenses, precisamente em  em São Domingos do Araguaia.

Durante os três dias de programação, além da eleição para a coordenação geral e confirmação das coordenadoras regionais (eleitas ao longo da realização dos Encontrinhos), serão definidos o Planejamento Estratégico do MIQCB para os próximos cinco anos e apresentados o novo Estatuto do Movimento. Vale ressaltar que desde novembro foram realizados Encontrinhos nas seis regionais do MIQCB nos 4 estados (MA,PA,PI e TO). Durante as atividades foram trabalhados três eixos estratégicos para o Movimento: Acesso livre ao Território e Babaçu, Educação Contextualizada e Acesso ao Conhecimento e Economia Solidária.

 As dificuldades e oportunidades levantadas ao longo dos Encontrinhos serão consolidadas no Planejamento Estratégico do MIQCB. Entre os temas abordados: o desafio do acesso livre ao território onde estão os babaçuais, a queima das florestas do coco babaçu e das pindovas (palmeiras jovens de babaçu), as violências físicas e psicológicas sofridas pelas quebradeiras de coco babaçu.

 Confira a programação aqui.

Dexe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.