A III Conferência Internacional sobre Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada (AgUrb) será realizada entre os dias 17 e 21 de setembro próximo, em Porto Alegre/RS, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Conferência pretende discutir as bases para uma nova agenda de pesquisas, políticas e ações para todos aqueles que se preocupam com as questões alimentares, desde os produtores/agricultores, consumidores, empresários e formuladores de políticas públicas.

Com o tema “Alimentos saudáveis, socio- biodiversidade e sistemas agro-alimentares sustentáveis: inovações do consumo para a produção”, a AgUrb é uma contribuição para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), também conhecidos como Agenda 2030, tendo o apoio oficial da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

É a primeira vez que a conferência acontece fora da Europa. As duas primeiras foram na Holanda e na Itália. Para realizar a edição brasileira, desde 2016 vem sendo realizada uma série de atividades preparatórias para mobilizar um público diverso voltado para a agricultura e a alimentação. A programação se estende ao longo de cinco dias, com painéis internacionais pela manhã e, à tarde, simpósios temáticos, que acontecerão paralelamente, e grupos de trabalho. As saídas de campo acontecerão no dia 20.

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) estará representada por Irene Cardoso, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – que irá compor o painel “Criando sistemas alimentares sustentáveis ​​em face das mudanças climáticas”, que acontecerá no dia 19 – e por Paulo Petersen e Alvir Longui, que integram, respectivamente, a ONG ASPTA e a Rede Ecovida –  que participarão, no dia 21, do simpósio “A contribuição da agroecologia para sistemas alimentares resilientes”.