No próximo 19 de agosto, na cidade de Eldorado (SP), venha participar da  10ª  edição da Feira de  Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira. Haverá debates, barraquinhas na praça, apresentações culturais e show de encerramento.
 

Bate papo sobre os territórios e as ameaças aos direitos quilombolas na parte da manhã, feira de troca de sementes e mudas à tarde com apresentações culturais de cantores quilombolas, fandango, dança da Nhá Maruca, cantores quilombolas, capoeira e encerramento com um show dos violeiros Levi Ramiro e Paulo Freire promovido pelo Sesc Registro. É desse jeito que os quilombolas do Vale do Ribeira vão celebrar dez anos da Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das comunidades, que acontecerá na cidade de Eldorado (SP), na Praça Nossa Senhora da Guia, no próximo dia 19 de agosto, com apoio do Instituto Socioambiental (ISA) e outros parceiros.

A mesa de bate papo sobre os territórios quilombolas vai contar com a presença da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas ( CONAQ), representada por seu coordenador Denildo Biko Rodrigues, que nasceu no quilombo de Ivaporunduva, em Eldorado, e por Ronaldo dos Santos, do quilombo Campinho, de Paraty/RJ. Além deles, participarão do debate Débora de Almeida, do Quilombo São Pedro, e Osvaldo dos Santos, do Quilombo Porto Velho, que contribuem com a organização da feira desde seu início. Eles irão falar sobre a relação da feira com a luta pela terra. Nunca é demais lembrar que sem território titulado a sobrevivência das comunidades, sua reprodução social e cultural fica seriamente ameaçada.

Nesses dez anos de trocas de sementes e mudas entre as comunidades muito se avançou. Mais de 200 variedades foram compartilhadas. Um Paiol de sementes foi criado para armazená-las. E mais e mais variedades foram sendo trazidas a cada edição da feira, fortalecendo o Sistema Agrícola Tradicional Quilombola. Os debates sobre temas diversos e atuais como mudanças climáticas, segurança alimentar, biodiversidade, agricultura tradicional, que sempre precederam as edições da feira, focaram e continuam a focar na importância das roças que garantem os alimentos e geram renda para as comunidades.

A fundação da Cooperativa dos Quilombos do Vale do Ribeira (Cooperquivale) foi mais um gol marcado pelas comunidades nesta década. Hoje, são comercializados mais de 80 toneladas mensais de produtos de suas roças para os programas de governo, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o (Programa Nacional de Aquisição de Alimentos(PAA). Mais recentemente, como resultado do fortalecimento do Sistema Agrícola Tradicional Quilombola, algumas comunidades vêm retomando a realização dos mutirões da colheita de arroz. O trabalho coletivo fortalece os vínculos e reforça a identidade cultural dos quilombolas.

Além de conhecer as variedades de milho, arroz, batata, cará, inhame entre outros produtos, você poderá experimentar durante a Feira de Troca de Sementes e Mudas as delícias da culinária quilombola como a taiada, a rapadura, o bolo de roda, a banana chips entre outros.

Você é nosso convidado! Venha comemorar, dançar e cantar com a gente.

Serviço

O que: Feira de Troca de sementes e Mudas do Vale do Ribeira (SP)
Quando: 19/8 – das 10h às 21h (confira a programação abaixo)
Onde: Eldorado (SP)
Confirme sua presença e convide seus amigos!

Programação 

19/08/17

10 às 12h – Debate “10 anos de feira de troca de sementes e mudas das comunidades quilombolas” e “Território e conjuntura”. Local: Igreja Batista
14h às 18h – 10ª Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais Quilombolas do Vale do Ribeira. Apresentações de dança Nhá Maruca, grupo de fandango batido de São Gonçalo, violeiros e grupos de capoeira. Local: Praça Nossa Senhora da Guia.
19h – Show de encerramento com Levi Ramiro e Paulo Freire. Local: Praça Nossa Senhora a Guia