images rádioPelas ondas radiofônicas, o sexto programa da Série Caravana Agroecológica confirma a importância econômica, social e ambiental da produção diversificada no Sertão do Araripe Pernambucano. A edição compara os caminhos percorridos por quatro diferentes experiências de agricultura familiar, num cenário local que inclui o conhecido Polo Gesseiro, a exploração predatória de lenha da Caatinga, além dos impactos dos latifúndios e das obras da ferrovia Transnordestina.

O programa faz uma análise da produção bruta (monetária e não monetária) entre os perfis de experiências “agroecológica”, “camponesa tradicional”, de “família de baixa renda” e “com tendência à especialização”. As considerações incluem as estratégias e resultados de cada família diante da comercialização, autoconsumo e estoque.

OUÇA O PROGRAMA:

O programa pega carona também em temas como a divisão sexual do trabalho no campo e a perspectiva da Convivência com o Semiárido por meio da Agroecologia. A série Caravana Agroecológica oferece um olhar na contramão da mídia hegemônica, apresentando a viabilidade econômica da Agroecologia para vida de agricultoras e agricultores. Além disso, a série evidencia que a Agroecologia é bem mais que produção orgânica, ao valorizar os ciclos da natureza, o cuidado com a saúde das pessoas e a busca permanente por relações igualitárias entre homens e mulheres, jovens e crianças.

Os programas radiofônicos que compõem a Série retratam as dificuldades e os benefícios encontrados pelos produtores rurais que optam por cultivar os seus alimentos a partir de uma perspectiva ecológica de respeito à natureza.

As reportagens têm como base os estudos realizados pelo projeto “Promovendo a Agroecologia em Rede”, executado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) com o apoio da Fundação Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A série Caravana Agroecológica é uma realização da ANA, em parceria com a AS-PTA e diversas organizações locais.

OUÇA OS OUTROS PROGRAMAS DA SÉRIE:

Rondônia

Pará

Mato Grosso

Rio de Janeiro

Rio Grande do Sul