03Por Fran Paula, da Fase-MT

Aconteceu entre os dias 12 e 14 de junho o Intercâmbio de experiências agroecológicas do Grupo de Intercâmbio em Agroecologia de Mato Grosso –GIAS. Realizado na região sudoeste do Estado, nos municípios de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, região de atuação do Centro de Tecnologia Alternativa (CTA), a atividade contou com a participação de 70 pessoas.

 

rsz foto 01As experiências visitadas foram áreas de implantação de Sistemas Agroflorestais que há anos são conduzidos por agricultores/as familiares na região, que apostam na diversificação dos lotes e dos quintais produtivos para geração de renda através da produção de alimentos saudáveis.
Durante o intercâmbio os participantes puderam trocar informações sobre técnicas de produção, manejo agroecológico dos agroecossistemas, aproveitamento e beneficiamento da produção, comercialização e acesso a políticas públicas.

A rede conta com mais de 30 organizações de agricultores/as familiares, comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas e organizações de assessoria, assistência técnica e movimentos sociais. Há 15 anos promove ações de fortalecimento e promoção da Agroecologia no estado de Mato Grosso.

rsz 02Os intercâmbios são ações presentes no GIAS, pois permitem a troca de saberes/conhecimento entre as organizações da rede, fortalecendo as experiências em curso e motivando a adoção das práticas Agroecológicas.
Este foi o primeiro intercâmbio do GIAS em 2015, estão planejados mais dois neste ano. Ação que faz parte da execução do projeto REDES ECOFORTE 2014/005 CO-23 de apoio a redes de Agroecologia em parceria com a Fundação Banco do Brasil e o BNDES.