Décadas de experiência têm demonstrado que o uso seguro de pesticidas altamente perigosos não é possível, apesar dos muitos programas para o “uso seguro”. Ainda existem seres humanos, gado, animais silvestres e natureza que sofrem danos graves por causa dos pesticidas altamente perigosos.

 

Depois de décadas de fracassos que custaram milhões de mortes em todo o mundo, está se tornando cada vez mais necessária uma nova política para parar a intoxicação por pesticidas. A redução progressiva do uso e a proibição de pesticidas altamente perigosas, bem como uma nova política de fomento à alternativas, podem promover uma mudança para um mundo saudável e sustentável.

Nós, as organizações abaixo-assinadas, apelamos aos governos e a iniciativa privada para tornar passos concretos no sentido de uma proibição progressiva dos pesticidas altamente perigosos e começar a substituí-los alternativas baseadas nos ecossistemas.

Antecedentes

Em 2006, o Conselho para Alimentação e Alimentação (FAO) das Nações Unidas, recomendou, juntamente com medidas para reduzir os riscos de pesticidas, considerar também uma proibição progressiva de pesticidas altamente perigosos. PAN Internacional congratula-se com esta recomendação. Um comitê de especialistas da FAO, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Reunião Conjunta de Gestão de Pesticidas (JMPM), desenvolveu uma lista de critérios como base para identificar pesticidas altamente perigosos. No entanto, o Pan identificou algumas deficiências graves na lista de critérios (por exemplo, não inclui critérios relativos ao ambiente). Em cosequência PAN decidiu desenvolver sua própria lista de pesticidas altamente perigosos. Esta lista “PAN Lista Internacional de pesticidas altamente perigosos” foi desenvolvido pelo PAN Alemanha para a PAN International, publicada pela primeira vez em 2009, foi atualizada várias vezes e depois de cinco anos de sua existência, foi revisada em profundidade por um grupo de trabalho PAN International. A versão atual é de junho 2014. A lista da PAN dos pesticidas altamente tóxicos pode ser usada por todas as pessoas, instituições, organizações e empresas para identificar pesticidas altamente perigosas e tomar medidas para reduzir a sua aplicação.

Ação

Por favor, encarreguesse de que também a sua organização assine essa petição.
Um e-mail curto para notificação da empresa [email protected] é suficiente.
Quanto mais organizações assinem, mais rapidamente as intoxicações por pesticidas porerão ser impetidas no futuro. Utilize este pedido para adicionar ênfase na sua exigência do fim ao uso de pesticidas altamente perigosos.

Leia o documento na íntegra com todas as assinaturas.