reuniao apaPor Diego Grespan de Oliveira, da Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região – ANC

Nos dias 26 e 27 de fevereiro a Articulação Paulista de Agroecologia realizou o seminário “Diálogos sobre a Assistência Técnica e Extensão Rural em São Paulo”. Participaram representantes das instituições que estão realizando as chamadas de ATER Agroecologia em 4 regiões do estado e mais representantes da chamada de ATER Mulheres.

 

Durante os dois dias os mais de 50 participantes, extensionistas, agricultores, pesquisadores, consumidores e outros atores do movimento agroecológico, dialogaram sobre os caminhos da extensão rural no estado.

visita reuniao apaNo dia 26 as equipes levantaram as principais dificuldades e demandas para executarem as chamadas em suas regiões. Liliam Telles e Elson Borges, da Articulação Nacional de Agroecologia, trouxeram e apresentaram as experiências dos grupos que estão executando as mesmas chamadas em outras regiões do Brasil. Após os diálogos os presentes traçaram estratégias para alinharem suas ações em prol de uma assistência técnica efetiva dentro dos princípios da Agroecologia.

No dia 27, Romeu Mattos (Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica), iniciou as atividades apresentando o PLANAPO (Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica), contextualizando os presentes sobre sua construção e execução até o momento. Em seguida, Miguel Altieri e Clara Nicholls (SOCLA – Sociedad Científica Latinoamericana de Agroecología) junto com Rodrigo Moreira e Beatriz Stamato (Instituto Giramundo), participaram da mesa “Princípios da Agroecologia e Extensão Rural”. Neste diálogo ficou clara a importância das metodologias participativas que incentivam a troca de experiência camponês-camponês para promoverem a criação do conhecimento.

seminario apaNa parte da tarde foi realizada uma visita em campo para conhecer a produção agroecológica da Vila Yamaguishi, experiência com grande biodiversidade de cultivos e que realiza a venda direta para os consumidores a mais de 20 anos.
Toda a alimentação nestes dois dias foi realizada com produtos agroecológicos e da agricultura familiar preparada pelo movimento Slow Food São Paulo.

Fotos: Rodolfo Faria Silva e Laura Leite