roda efa caravanaPor Uschi Silva (AARJ)

As Escolas Família Agrícola (EFA) são escolas comunitárias geridas pela associação de moradores e sindicatos rurais vinculados à comunidade. A metodologia utilizada nas EFAs é a pedagogia da alternância onde o/a estudante vivencia, por um período, o tempo escola e, por outro, o tempo comunidade. Incorporada à grade curricular estabelecida pelo MEC, são ministradas disciplinas de agroecologia, manejo animal, agricultura e agroindustrialização.

 

tauani e elenNa carta política do III ENA foi dito sobre isso que “trata-se, essencialmente, de promover uma visão do campo como espaço de vida e riqueza, e não das ausências”. A experiência educativa, visitada pelos caravaneiros, traduz a importância do debate e reafirma que não se pode fazer uma educação do campo desvinculada da agroecologia.

auani e Hellen são estudantes do ensino médio da Escola Família Agrícola Bontempo
Hellen Santana (16 anos), moradora da cidade, fala que veio por “curiosidade, minha mãe também achou legal a escola e, eu tomei um gosto por agroecologia e agricultura, daí isso que me incentivou a ficar, a forma de educar aqui é pra vida pra conviver no ambiente social”.

Tauani Dias (15 anos), sempre viveu na zona rural, diz: “escolhi estudar na EFA Bontempo incentivada pela minha irmã, por eu morar na zona rural aqui me incentiva muito porque tem coisa aqui que eu aprendo que eu posso botar em prática na minha casa também, esse ensinamento é bem diferente da escola estadual.”

“A EFA Bontempo é nossa segunda família e foi uma grande oportunidade para nós”, afirmam as estudantes.