ecoforteFundação BB vai selecionar 30 projetos de agricultura orgânica e extrativismo sustentável; o prazo para enviar dúvidas vai até 23 de junho

A Fundação Banco do Brasil prorrogou para o dia 30 de junho as inscrições para a chamada pública do Ecoforte. Serão selecionados 30 projetos de associações sem fins lucrativos, fundações de direito privado ou cooperativas que atuam como representantes de rede de agroecologia e que desenvolvem projetos de agricultura orgânica e extrativismo de forma sustentável.

Cada instituição só poderá inscrever uma proposta de projeto, no valor máximo de R$ 1,25 milhão e prazo de até 24 meses para execução.

Podem receber apoio ações de formação e qualificação; assessoria (jurídica, contábil, sanitária e ambiental); assistência técnica e extensão rural; gestão dos processos de negócios. Também estão entre os itens contemplados pelo edital: despesas com aquisição de máquinas e equipamentos novos; veículos; equipamentos de proteção individual (EPI); e equipamentos de informática e software, entre outros.

Quem tiver dúvidas sobre o edital pode consultar a página Perguntas Frequentes. Outra possibilidade para esclarecer dúvidas é enviar uma mensagem para o endereço de correio eletrônico [email protected] com o título “Edital de Seleção Pública nº 2014/005 – Redes ECOFORTE – DÚVIDAS” até o dia 23 de junho.

Os envelopes com as propostas de projetos deverão ser entregues pessoalmente na Fundação, mediante protocolo, até as 18h do dia 30 de junho, ou postados até esta data.

Ecoforte – Nesta primeira etapa, a iniciativa vai destinar R$ 25 milhões em investimentos sociais, em uma parceria da Fundação Banco do Brasil (FBB) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O foco será a estruturação das entidades que representem as redes relacionadas à produção orgânica, extrativista e de base agroecológica. Em uma segunda etapa haverá nova chamada pública para apoio à implantação ou melhoria de empreendimentos econômicos que estejam vinculados à rede selecionada na primeira etapa.
A expectativa do Ecoforte é diversificar e ampliar a capacidade produtiva, intensificar as práticas de manejo sustentável de produtos da sociobiodiversidade e de sistemas produtivos orgânicos e de base agroecológica.

O Programa prevê a comercialização dos produtos das redes, cooperativas e associações de pequenos produtores, o que deverá aumentar a renda familiar dos participantes, possibilitando a inclusão socioprodutiva deste público. Os recursos devem beneficiar indiretamente cerca de 20 mil famílias de assentados da reforma agrária, agricultores familiares, indígenas, povos e comunidades tradicionais.

(*) Reproduzido da Fundação Banco do Brasil.