Texto: Gisele Ramos/ Ascom ENA

Durante a este fim de semana, a população do Vale do São Francisco conhece os diversos produtos oriundos da agricultura familiar agroecológica na “Feira de Saberes e Sabores: Expressões da Agroecologia no Brasil”, instalada no Campus da Universidade Federal do Vale Francisco – Univasf, em Juazeiro, Bahia. A feira faz parte da programação do III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA). O espaço está aberto para visitação das 14h às 23h. A entrada é gratuita.

Durante a feira, associações, cooperativas e grupos de produtores/as expõe e comercializam produtos agroecológicos, como alimentos, plantas medicinais, remédios caseiros, artesanatos, tecnologias sociais e outros. Além disso, é um espaço de trocas de conhecimentos relacionados às alternativas agroecológicas desenvolvidos nas propriedades dos agricultores/as do Semiárido Brasileiro. A feira conta com 35 estandes de expositores de várias regiões do país. Os visitantes também podem apreciar manifestações culturais entre outras atividades.

Para uma das organizadoras da feira, Lara Ângelo Oliveira, este espaço é de suma importância por agregar valor e reunir a expressão cultural dos 27 Estados, chamando atenção para a tenda de sementes crioulas, localizada ao lado da feira, onde os agricultores/as trocam sementes e mudas da biodiversidade brasileira.

O III ENA acontece entre os dias 16 a 19 de maio de 2014, em Juazeiro, Bahia, com o lema “Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde, Cultivar o Futuro”. O evento é organizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), com a participação de diversas entidades que compõe esta rede.