Sementes e Histórias from AGROECOLOGIA on Vimeo.

Mais um vídeo do projeto Curta Agroecologia, produzido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), foi lançado nesta semana. Buscando dar visibilidade às experiências de preservação e multiplicação das sementes crioulas na região centro sul do Paraná, Sementes e histórias mostra o trabalho dos agricultores familiares em uma região com desafios relacionados ao cultivo do fumo e à expansão das sementes transgênicas. O curta é dirigido por Tiago Carvalho e foi filmado entre agosto e setembro de 2013. Mostra também os impactos positivos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no apoio a redes locais de uso e conservação das sementes crioulas.

 

André Jantara, técnico da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, aponta os problemas enfrentados com o uso de agrotóxicos no cultivo do tabaco e com as sementes transgênicas, e explica como os agricultores têm desenvolvido a conservação e multiplicação das sementes crioulas (milho, feijão, arroz, trigo, batata, entre outras) e a diversificação de cultivos dentro das propriedades.

“Quem compra semente não compra, ele aluga porque todo ano tem que pagar. Hoje está girando em torno de R$ 700,00 uma saca de 13kg de semente transgênica, então a gente tem feito um trabalho em cerca de dez municípios com os agricultores através de sindicatos e cooperativas de monitoramento para conservação da semente crioula. Aproximadamente cem famílias consideradas guardiãs das sementes crioulas têm comercializado através do PAA, por meio da Conab com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Social, para multiplicação dessas sementes e autonomia dos camponeses”, afirmou.

Os agricultores familiares elogiam o programa do governo, porque garante as sementes adaptadas à região, e relatam que em dez anos foram recuperadas muitas variedades. Uma feira tradicional de troca e venda de sementes também é apresentada. Em São João do Triunfo (PR), o agricultor familiar Hamilton Paizani, fala que “quase se arrebentou” quando plantou fumo. Ele também destaca que nesse período quase ficou sem as sementes crioulas de feijão e milho.

“Quando você está lidando com o fumo não tem tempo de lidar com as outras miudezas, como mandioca e batata doce. Daí o caboclo tem que comprar tudo no mercado, e perde todas as criações porque não tem tempo para cuidar. Em quatro anos tava uma dívida que nem se eu vendesse meus terrenos não pagava”, disse.

“A semente crioula está há muitos anos no lugar e o pessoal cultiva, ele próprio faz a semente e anos após anos vai plantando e ela vem respondendo àquilo que o agricultor espera dela. Assim eu sei qual a terra que eu tenho, qual semente vai melhor nela, a época certa de colocar, então é uma porcentagem boa de renda que deixa de sair da propriedade”, afirma o agricultor Fernando Stefanski, de São Mateus do Sul (PR).

Fruto de uma parceria da ANA com o Canal Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o vídeo conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além da Campanha Cresça, da Oxfam, e de Pão para o Mundo. É possível fazer o download gratuito dos vídeos na página da ANA no vimeo, o último lançado foi Coragem é um dom. Nossa meta é divulgar ao máximo as experiências, contando com a ajuda de todos em suas redes e organizações, seja promovendo sessões e debates em universidades, sindicatos, associações comunitárias e institutos de pesquisa, seja fazendo o boca a boca, para a sociedade ficar cada vez mais consciente que existe outro modelo de desenvolvimento em curso e que vem dando certo.