CARTAZ Agrobiodiversidade ATUALIntercâmbios, debates e feiras fortalecem aliança entre guardiões e guardiãs da agrobiodiversidade do semiárido mineiro. Encontro aprovará Plano Estratégico construído de forma participativa durante oito meses.

A Rede de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro e a Articulação Semiárido de Minas Gerais realizam em Montes Claros/MG, de 08 a 11 de outubro de 2013 o “VI Encontro Norte Mineiro da Agrobiodiversidade” e o “I Encontro da Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro: Agrobiodiversidade, Mudanças Climáticas e Direito dos Agricultores”.  Participam do evento cerca de 700 pessoas, dentre agricultores(as), povos e comunidades tradicionais como geraizeiros, vazanteiros, quilombolas, indígenas, panhadores de flor, veredeiros, além de pesquisadores de instituições federais de ensino e pesquisa e organizações de assessoria.

 

O encontro contará ainda com a presença de caravanas internacionais, vindas de Honduras, Guatemala, Costa Rica, Colômbia e Moçambique, para completarem o debate e a troca de experiências com os guardiões e guardiãs da agrobiodiversidade, pesquisadores e gestores públicos. De forma específica realizam o I Fórum Internacional sobre Agrobiodiversidade e Mudanças Climáticas.

Os participantes chegarão em caravanas agroecológicas, vindos de 12 diferentes regiões do semiárido mineiro  – norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Partirão de suas comunidades,  indo ao encontro de outras experiências, importante momento de diálogo e intercâmbio que possibilita trocas de saberes, sabores e culturas.

Segundo a agrônoma e uma das coordenadoras do evento, Anna Crystina Alvarenga, além do momento de intercâmbio entre os visitantes e participantes, o encontro também debaterá sobre o Plano de Ações Estratégicas voltadas para o semiárido mineiro. “Será uma momento de encontro entre agricultores(as) e comunidades tradicionais para dialogar e  debater suas experiências, com o grande objetivo de ampliar a Rede de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro. Além da apresentação do plano de ações de agrobiodiversidade pensado e construído por essa rede que será debatida com gestores públicos” conta.

O Plano será apresentado a gestores públicos federais e estaduais. Até agora confirmaram presença representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Subsecretaria da Agricultura Familiar de Minas Gerais e deputados federais e estaduais.

Feira de Produtos e Sementes –  Na manhã da sexta-feira (11) os participantes realizam ainda caminhada e ato público na Praça da Matriz em frente ao Solar dos Sertões. O evento encerra com a Feira de Sementes e Produtos onde os guardiões da agrobiodiversidade – agricultores(as) ou grupos que conservam importantes variedades de espécies nativas e cultivadas – trocam sementes, celebram a união entorno da promoção da agroecologia e do projeto de desenvolvimento sustentável para o semiárido mineiro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

08 de outubro 2013 – Terça-feira
Saída dos participantes dos locais de origem por meio das Caravanas Agroecológicas preparatórias para o III Encontro Nacional de Agroecologia.

09 de outubro de 2013  – Quarta-feira
Manhã – Visitas de Intercâmbio na região por meio das Caravanas Agroecológicas.
18:00 – Chegada das Caravanas Agroecológicas a Montes Claros
20:00 – Abertura Oficial
20:30 – Apresentações culturais

10 de outubro 2013 – Quinta-feira
8:00 – Roda de Guardiões – debate sobre os temas Agrobiodiversidade, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade.
10:30 – Grupos temáticos: Aprofundar nos temas voltados às “Ações Estratégicas em Agrobiodiversidade e Soberania Alimentar frente às Mudanças Climáticas no Semiárido Mineiro”.
14:00 – Debate com gestores públicos e participantes sobre o “Plano de Ações Estratégicas em Agrobiodiversidade e Soberania Alimentar frente às Mudanças Climáticas no Semiárido Mineiro”.
19:00 – Apresentações culturais com grupos locais e regionais.

11 de outubro  2013 – Sexta-feira
8:00 – Ato Público
9:00 – Feira da Agrobiodiversidade
12:00 – Encerramento e retorno

PROGRAMAÇÃO DO I FÓRUM INTERNACIONAL DE AGROBIODIVERSIDADE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS
COMITIVA INTERNACIONAL  –  segunda e terça-feira – 07 e 08/10/2013
07 – Chegada e acolhida da comitiva internacional – 14hs Hotel Lessa
Momento de contextualização do Encontro e a sua conexão com a continuidade dos intercâmbios, apoiado pela Heks, entre agricultores e organizações da America Latina e Agrica.
08 – Oficina no Assentamento Americana (Carbono Campesino) – Um Monitor Colombiano apresentará a experiência de quantificação de Carbono nos sistemas agrícolas de agricultores familiares, como estratégia de demonstrar o potencial sustentável desses sistemas.
Oficina no Assentamento Tapera (Direitos territoriais e OIT 169)  – Diálogos e debates sobre as experiências regionais e internacionais de acionamento da Convenção 169 da Organização Internacional de Trabalho que garante ás populações tradicionais o direito de serem consultadas antes da implementação de grandes empreendimentos (mineração, barragens, etc)

COMITIVA INTERNACIONAL  –  sábado e domingo – 12 e 13/10/2013
 – Avaliação e encaminhamentos da articulação internacional.

COMITIVA INTERNACIONAL  –  segunda e terça-feira – 14 e 15/10/2013
– Intercâmbio entre cooperativas (Grande Sertão,  Ixcan e Moçambique) – manejo, beneficiamento e comercialização de produtos nativos.