A Rede de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro e a Articulação Semiárido de Minas Gerais vêm por meio deste, convidá-los a participar do “VI Encontro Norte Mineiro da Agrobiodiversidade e do I Encontro da Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro: Agrobiodiversidade, Mudanças Climáticas e Direito dos Agricultores” que também contará com convidados nacionais, da América Latina e da África.

 

O encontro ocorrerá em Montes Claros/MG de 08 a 11 de outubro de 2013 e tem como objetivo fortalecer o diálogo entre agricultores (as), técnicos, pesquisadores e gestores públicos por meio do intercâmbio de experiências de uso e manejo da agrobiodiversidade nos diversos contextos territoriais, debater as estratégias de ações mitigação dos impactos das mudanças climáticas nos sistemas agroalimentares e na soberania alimentar e pautar os direitos dos agricultores(as) ao livre uso da biodiversidade.

Nessa oportunidade, debateremos o Plano de Ações Estratégicas construído no âmbito do projeto “Gestão compartilhada e uso da agrobiodiversidade por indígenas e comunidades tradicionais da região semiárida do estado de Minas Gerais como estratégia para a segurança alimentar e redução dos riscos climáticos” com apoiado pela Secretaria do TIRFAA/FAO.

Contamos com a sua participação e aguardamos confirmação para Luciano Ribeiro pelo e-mail [email protected] e 38-99763135. Segue, abaixo, a programação preliminar do encontro:

 

08 de outubro 2013 – Terça-feira – Saída dos participantes dos locais de origem por meio das Caravanas Agroecológicas preparatórias para o III Encontro Nacional de Agroecologia.

09 de outubro de 2013 – Quarta-feira
Manhã – Visitas de Intercâmbio na região por meio das Caravanas Agroecológicas.
Tarde – Chegada das Caravanas Agroecológicas a Montes Claros e Abertura Oficial do evento.
Noite – Apresentações culturais com grupos locais e regionais.

10 de outubro 2013 – Quinta-feira
Manhã: Roda de Guardiões – debate sobre os temas Agrobiodiversidade, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade.
Grupos temáticos: de redes/articulações e de aprofundamento nos temas voltados às “Ações Estratégicas em Agrobiodiversidade e Soberania Alimentar frente às Mudanças Climáticas no Semiárido Mineiro”.
Tarde: Debate com gestores públicos e participantes sobre o “Plano de Ações Estratégicas em Agrobiodiversidade e Soberania Alimentar frente às Mudanças Climáticas no Semiárido Mineiro”.
Noite – Apresentações culturais com grupos locais e regionais.

11 de outubro 2013 – Sexta-feira
Manhã: Feira da Agrobiodiversidade – momento das trocas e diálogo com a sociedade e encerramento do evento.