logo eiaMais de dois mil participantes, entre acadêmicos, técnicos, pesquisadores e estudantes ligados às experiências em Agroecologia no Brasil e outros países latino-americanos se reúnem em Botucatu a partir desta quarta-feira (31) para um amplo e profundo debate com o foco direcionado para o intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos com o tema “Redes para Transição Agroecológica na América Latina”, durante o 3º Encontro Internacional de Agroecologia, que segue até 3 de agosto. A programação é extensa e inclui palestras, mesas redondas, debates, oficinas, minicursos e uma feira de saberes e sabores.

A Agroecologia é uma ciência relativamente nova, que promove diálogo entre o saber popular e o conhecimento científico. De acordo com a professora doutora Beatriz Stamato, a agroecologia busca responder à crise socioambiental em que vivemos. “Trata-se de um retorno às origens da agricultura familiar, aliando o saber popular com o conhecimento científico”, explica. Segundo a professora, a agroecologia é um conhecimento que inspira a busca por novas formas de produzir alimentos e permitir entender as relações entre o campo e a cidade. “Possibilita mãos sustentabilidade para a produção agrícola e mais justiça no campo”.

Entre as técnicas alternativas, Beatriz cita a rotação de cultura, poli cultivo e controle biológico de pragas e doenças, eliminando os agrotóxicos e agroquímicos. “Setenta por cento da alimentação dos brasileiros é proveniente da agricultura familiar, porém as grandes corporações agrárias querem vender sementes e agroquímicos, tornando os produtores dependentes deles. A agroecologia quer tornar essas pessoas independentes, mostrando técnicas de cultivo, manejo e controle biológico que possibilitam uma produção mais barata, independente, sustentável e que resultam em uma alimentação mais saudável à população”, declara Beatriz.

III EIA – Participam do evento nomes respeitados na área como Vandana Shiva, líder do Movimento Navdanya da Índia, expoente mundial no debate sobre biodiversidade, gênero e soberania alimentar; Miguel Altieri, pesquisador da Universidade de Berkeley/Califórnia e coordenador da Sociedade Científica Latinoamericana de Agroecologia; Eduardo Sevilla Guzmán, catedrático do Instituto de Sociologia e Estudos Campesinos da Universidade de Córdoba; Victor Manuel Toledo, pesquisador reconhecido no debate mundial sobre agrobiodiversidade e conhecimento popular.

Dentre os participantes brasileiros está Francisco Roberto Caporal, professor doutor da Universidade Federal Rural do Pernambuco, reconhecido internacionalmente pela sua influência no grupo idealizador da nova Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil – PNATER.

O evento é uma realização da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – Campus de Botucatu -, Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais e Instituto Giramundo Mutuando.

Para saber mais: www.eia2013.org

(*) Fonte: Divulgação do III Encontro Internacional de Agroecologia (EIA).