curta agroecologia medicinaisMais um vídeo do projeto Curta Agroecologia, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), está disponível em nosso canal no Vímeo. “A saúde está entre nós”, produzido para o programa Comunidade em Cena, do Canal Saúde, da Fiocruz, conta a história de experiências com plantas medicinais no Rio de Janeiro. O episódio tem apoio da Cáritas, Campanha da Fraternidade da CNBB e Pão para o Mundo. Outros seis episódios, filmados em regiões e temas diferentes, serão lançados até o final do ano.

 

Foram entrevistadas agricultoras, especialistas e médicos, e divulgadas as experiências de cultivo de plantas medicinais em Vargem Grande, na zona oeste, e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, além do trabalho realizado no Hospital do Andaraí pelo SUS.

Conhecido como sertão carioca, segundo Silvia Baptista, mestranda em informação e comunicação em Saúde, o bairro de Vargem Grande é caracterizado por seu lado roceiro com lavradores e pessoas que transitam em torno da agroecologia. “Elas mantém esse pertencimento plantando em quintais, a casa delas não tem jardim clássico do gramado ou planta ornamental. De um modo geral elas têm frutíferas e plantas consideradas medicinais”, diz.

Organizações que trabalham com plantas medicinais, a Rede Fitovida e o grupo Grão de Mostarda, relatam os desafios enfrentados por esse tipo de iniciativa. De acordo com Elisabeth Marins, integrante da Fitovida, “o principal objetivo é que esse conhecimento das plantadas medicinais se torne patrimônio imaterial”. Chás, pomadas, xaropes, dentre outros medicamentos, são produzidos pelo Grão de Mostarda.

A cadeia produtiva dessas plantas é objeto de estudo na Fiocruz, em Jacarepaguá, em relação ao beneficiamento e comercialização desses produtos integrando o conhecimento tradicional e científico. Uma experiência fitoterápica no Hospital Federal do Andaraí, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), também é apresentada. Segundo o coordenador de atendimento de fitoterapia, Alex Botsaris, eles só trabalham com plantas de reconhecimento científico. “A indústria farmacêutica não tem interesse nisso, sempre se movimenta para desqualificar. E o médico não estuda isso na faculdade, então ele acha que não funciona”, critica o doutor.

A saúde está entre nós foi dirigido por Tiago Carvalho e editado por Arthur Frazão, com fotografia de Paulo Castigloni. A pesquisa, roteiro e produção ficaram por conta de Nina Quiroga e Tiago Carvalho. Será exibido no programa Comunidade em Cena, do Canal Saúde da Fiocruz.

Veja outros vídeos do projeto Curta Agroecologia:

Quebradeiras

Água boa

Redes Auto-Sustentáveis: alimentos agroecológicos no litoral norte do RS

Transição: Experiências agroecológicas na Paraíba