Notícias

Curta Agroecologia: vídeo sobre plantas medicinais

curta agroecologia medicinaisMais um vídeo do projeto Curta Agroecologia, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), está disponível em nosso canal no Vímeo. “A saúde está entre nós”, produzido para o programa Comunidade em Cena, do Canal Saúde, da Fiocruz, conta a história de experiências com plantas medicinais no Rio de Janeiro. O episódio tem apoio da Cáritas, Campanha da Fraternidade da CNBB e Pão para o Mundo. Outros seis episódios, filmados em regiões e temas diferentes, serão lançados até o final do ano.

 

Foram entrevistadas agricultoras, especialistas e médicos, e divulgadas as experiências de cultivo de plantas medicinais em Vargem Grande, na zona oeste, e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, além do trabalho realizado no Hospital do Andaraí pelo SUS.

Conhecido como sertão carioca, segundo Silvia Baptista, mestranda em informação e comunicação em Saúde, o bairro de Vargem Grande é caracterizado por seu lado roceiro com lavradores e pessoas que transitam em torno da agroecologia. “Elas mantém esse pertencimento plantando em quintais, a casa delas não tem jardim clássico do gramado ou planta ornamental. De um modo geral elas têm frutíferas e plantas consideradas medicinais”, diz.

Organizações que trabalham com plantas medicinais, a Rede Fitovida e o grupo Grão de Mostarda, relatam os desafios enfrentados por esse tipo de iniciativa. De acordo com Elisabeth Marins, integrante da Fitovida, “o principal objetivo é que esse conhecimento das plantadas medicinais se torne patrimônio imaterial”. Chás, pomadas, xaropes, dentre outros medicamentos, são produzidos pelo Grão de Mostarda.

A cadeia produtiva dessas plantas é objeto de estudo na Fiocruz, em Jacarepaguá, em relação ao beneficiamento e comercialização desses produtos integrando o conhecimento tradicional e científico. Uma experiência fitoterápica no Hospital Federal do Andaraí, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), também é apresentada. Segundo o coordenador de atendimento de fitoterapia, Alex Botsaris, eles só trabalham com plantas de reconhecimento científico. “A indústria farmacêutica não tem interesse nisso, sempre se movimenta para desqualificar. E o médico não estuda isso na faculdade, então ele acha que não funciona”, critica o doutor.

A saúde está entre nós foi dirigido por Tiago Carvalho e editado por Arthur Frazão, com fotografia de Paulo Castigloni. A pesquisa, roteiro e produção ficaram por conta de Nina Quiroga e Tiago Carvalho. Será exibido no programa Comunidade em Cena, do Canal Saúde da Fiocruz.

Veja outros vídeos do projeto Curta Agroecologia:

Quebradeiras

Água boa

Redes Auto-Sustentáveis: alimentos agroecológicos no litoral norte do RS

Transição: Experiências agroecológicas na Paraíba

Dexe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.