encontro jovensUm grupo formado por 24 jovens, 12 mulheres e 12 homens, de três países(Índia, China e Estados Unidos) acaba de chegar à Paraíba para conhecer experiências de organização comunitária da dos sindicatos de trabalhadores rurais que integram o Polo da Borborema, no Agreste da Borborema. A delegação veio ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho. A visita está sendo articulada e promovida pela Congregação dos Jesuítas e os jovens são provenientes de comunidades onde os jesuítas estão presentes nestes países.

Os jovens chegaram à Paraíba no último domingo, 14 de julho, e ficarão até o próximo domingo, dia 21, eles estão hospedados no Convento Ipuarana, localizado em Lagoa Seca-PB. O responsável pela delegação é o Padre Alfredo Ferro Medina, colombiano radicado no Rio de Janeiro. Segundo o Jesuíta a visita se enquadra em uma metodologia conhecida como “Experiências Magis”, promovida pela Igreja Católica, para um grupo de 20 a 30 jovens de pelo menos três nacionalidades diferentes que pretende oferecer uma vivência à fundo sobre uma nova realidade, de modo a provocar uma reflexão sobre os diferentes aspectos dos valores dos jovens e sua relação com Deus. O Magis é uma experiência espiritual, cultural, pastoral, social e missionária de jovens que cultivam a espiritualidade inaciana, realizada nos dias que antecedem às Jornadas Mundiais da Juventude.

Na Paraíba o grupo de jovens visitará Lagoa Seca, Massaranduba, Remígio e Queimadas, que estão entre os 14 municípios de atuação do Polo da Borborema. Nas comunidades rurais eles conhecerão e vão interagir com as experiências ligadas aos temas das sementes, recursos hídricos, rearborização das propriedades, criação animal e dos fundos rotativos solidários vivenciados pelas famílias agricultoras do Polo da Borborema. A comissão de jovens do Polo fará a recepção ao grupo de estrangeiros. O conjunto destas experiências vem sendo incentivadas pelo Polo da Borborema em parceria com a Organização Não Governamental AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, há cerca de 20 anos no território da Borborema.

JMJ 2013 – A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude de 2013 será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

As JMJs tem sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma.O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.

O ano seguinte, 1985, foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

Veja a programação no site da AS-PTA.